A Altair, especialista global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), e o Instituto Hercílio Randon (IHR) – instituição brasileira dedicada a ciência e tecnologia para autopeças e transporte rodoviário de cargas – criaram um hub para Inteligência Artificial dedicada a Materiais Avançados e HPC (high performance computing).
Batizado de AI IHR-Altair RapidMiner o espaço vai se encarregar da promoção de atividades para disseminação das tecnologias de simulação para materiais avançados com base no software aberto OpenRadioss. O anúncio marca a comemoração de um ano de parceria e cooperação tecnológica entre as organizações.
"A arquitetura proposta para a criação deste hub nos permite fortalecer competências para o desenvolvimento de materiais avançados, empregando intensivamente tecnologias como Inteligência Artificial, modelagem matemática, simulação, otimizações e high performance computing (HPC)", reforça Joel Boaretto, diretor técnico do Instituto Hercílio Randon.
"Mais do que avanços tecnológicos, essa inciativa propiciará a formação de capital humano para exploração das ferramentas e transformação das oportunidades em negócios. Neste sentido, alianças estratégicas com instituições de ensino como a UCS, fazem parte desta jornada", comenta Fábio Makita, diretor Administrativo do Instituto Hercílio Randon.