Como o Blockchain está redefinindo o atendimento ao consumidor no varejo

0

A competitividade do mercado de varejo está cada vez mais acirrada, com isso, equipes de marketing, inovação e comercialização têm enfrentado, diariamente, grandes desafios para cativar o consumidor, o qual passou a ser mais exigente em suas escolhas. Desta forma, a personalização do atendimento se tornou uma prioridade para o varejo, principalmente para e-commerces, que passaram a investir em tecnologias diferenciadas para se adaptar aos mais diversos consumidores, como o uso da Blockchain.

A tecnologia Blockchain já não é mais novidade, mas seu uso ficou muito conhecido no segmento financeiro, de logística e segurança. Para o varejo, a ferramenta já é bastante implementada na segurança de dados e informações, transações, tal como rastreabilidade e otimização de logísticas e produção, entre outros. Entretanto, o uso tem tomado novos rumos, ainda pouco explorados no mercado e, desta vez, voltado para equipes de marketing, CX e inovação, que passaram a trazer benefícios do cruzamento de dados da Blockchain para o atendimento direto ao cliente, como personalização e co-criação.

"Com o uso da Blockchain, ficou mais fácil para o consumidor participar do processo criativo da marca e se conectar com aquelas que ele mais se identifica. Através dela, as lojas passam a registrar de forma transparente todas as contribuições, criando um histórico confiável, e podendo distribuir recompensas para contribuições, gerando engajamento, conexão, feedbacks mais assertivos e permitindo ajustes mais rápidos e interativos", explica André Carneiro, CEO da BBChain.

Desta forma, com o auxílio da ferramenta, é possível realizar um cruzamento de dados totalmente seguro – com informações criptografadas – e eficiente que demonstra comportamentos, históricos de compras, interesses, entre outros, permitindo um atendimento mais assertivo, tal como a implementação de sistemas de distribuição midiáticos mais assertivos e, ainda, uma interação mais personalizada com o consumidor. Assim, a Blockchain possibilita recomendações de produtos e serviços, e até ofertas, de forma mais certeira, aumentando a conversão e fidelização de clientes.

Outra possibilidade para o uso da tecnologia no varejo é a implementação de programas de fidelidade e benefícios. O Blockchain auxilia no registro imutável de informações, tal como transações, pontos, benefícios, entre outros, que permitem a distribuição de recompensas e, consequentemente, a fidelização e conversão. Na área de promoções, por exemplo, a Blockchain garante uma execução precisa, segura e transparente dos termos do contrato, sem a necessidade de intermediário, garantindo, com isso, a integridade dos dados na ação.

Por fim, a Blockchain ainda é um aliado no combate a pirataria e permite assegurar a autenticidade de produtos, tal como rastrear origem e pegadas de carbono, possibilitando uma maior proximidade de toda a cadeia até o público final. Com a tecnologia, é possível implementar certificados de autenticidade e histórico dos produtos, garantindo maior transparência e redução de fraudes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.