A era digital trouxe grandes desafios à segurança da informação e à gestão de identidades. Nesse cenário, a integração entre a Inteligência Artificial (IA) e o Customer Identity and Access Management (CIAM) pode ser estratégica para redefinir a maneira como as organizações protegem seus recursos e oferecem experiências personalizadas.
A Inteligência Artificial tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e anomalias, além de aprender com cada interação. Quando aplicada ao CIAM, essa capacidade se traduz em detecção de comportamentos, autenticação e autorização contextual.
As soluções tradicionais de CIAM dependem de regras para definir o que constitui um comportamento suspeito. Em contrapartida, a IA é capaz de monitorar o comportamento do cliente e ajustar facilmente o que é considerado normal ou anômalo, adaptando os métodos de autenticação e autorização de acordo com o contexto informado. Por exemplo, um cliente que normalmente acessa o sistema durante o horário comercial, pode desencadear um alerta se tentar acessar no meio da noite de um local incomum. A IA identifica o comportamento anômalo, entende que é um acesso indevido e pode dar uma resposta ao incidente de forma autônoma, bloqueando o usuário.
Mas, desenvolver esses scripts para as ferramentas de CIAM manualmente, demanda muito esforço e tempo. Com a Inteligência Artificial é possível obter um apoio exponencial em alguns casos, melhorando a eficiência operacional. Então ao invés de colocar profissionais especializados para realizarem esta atividade, é mais prático e rápido, contar com a ajuda da Inteligência Artificial.
Quando a IA e o CIAM trabalham em conjunto o resultado é uma série de benefícios, tais como: gerenciamento de identidade de cliente, prevenção de incidentes e fraudes, maior fluidez percebida ao usuário final, redução de etapas de autenticação, verificação de identidade, elevação dos níveis de segurança e automatização, entre outros. Do lado das equipes de TI, libera o time para funções mais estratégicas e promove uma redução de custos. De acordo com a pesquisa anual CIO Report, da Logicalis, 44% dos líderes de tecnologia no Brasil afirmaram que já utilizam IA para reforçar os procedimentos de segurança cibernética.
O modo como a IA e o CIAM atuam é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma estratégica a fim de melhorar a segurança e a eficiência operacional. À medida que as ameaças cibernéticas se tornam mais sofisticadas e as expectativas
dos clientes aumentam, essa parceria se torna cada vez mais importante. Organizações que adotam essa abordagem não apenas protegem seus dados de maneira mais eficaz, mas também proporcionam uma melhor experiência ao usuário.
A IA e CIAM são aliados estratégicos que criam um ambiente mais seguro e centrado no cliente. Essa sinergia é o futuro da gestão de identidades e acessos dos clientes e, as organizações que a adotarem estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios do mundo digital.
Alexandre Murakami, diretor da Unidade de Negócios de Segurança Latam da Logicalis.