A receita de equipamentos para o mercado corporativo de comunicação de dados e de telecomunicação somou US$ 57,5 bilhões mundialmente em 2004 e deverá atingir US$ 79,8 bilhões em 2008, segundo relatório da norte-americana Infonetics Research.
Enquanto os switches e roteadores ocupam a maior participação na receita hoje, o crescimento nos próximos anos contará com um aumento significativo de voz nas redes de próxima geração dos provedores de serviços, em CPE banda larga (equipamento de acesso do usuário), em equipamentos de rede local wireless e em segurança de rede, com equipamento de telefonia corporativo em destaque. O crescimento da receita de comunicação de dados e telecomunicação, de uma forma geral, reflete a saúde da economia mundial, na opinião do principal analista da Infonetics, Jeff Wilson.
Duas principais tendências desses mercados sustentam, independentemente uma da outra, o crescimento. A primeira é a comunicação em todo o mundo que as pessoas fazem por meio de redes e de acesso banda larga à internet. A segunda é que os provedores de serviços estão migrando para uma única rede convergente de dados que incorpora voz. Nos dois casos, disse Wilson, há preocupação com segurança.
A Infonetics destaca a Cisco como líder no market share de produtos de comunicação de dados e telecomunicação, com 34%, principalmente por sua força no segmento corporativo de switches e roteadores. A Nortel e a Alcatel ocupam a segunda e terceira colocação, embora distantes percentualmente, com oferta de produtos ópticos, de voz e banda larga.
Muitos fornecedores têm apenas de 2% a 3% de market share. Entre eles, Huawei e Juniper deverão ter ganhos expressivos no market share total de dados e telecomunicação, na avaliação da empresa de pesquisa.