A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – realizará, dias 16 e 17 de setembro, o primeiro Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes. Com o tema central "Excelência no atendimento: um desafio e um compromisso", o evento deverá contar com 13 painéis de palestras e debates. A idéia é reunir os principais executivos de marketing e atendimento das instituições financeiras.
Na área de atendimento, um dos temas de maior interesse para o setor é, atualmente, o funcionamento dos Serviços de Atendimento a Clientes (SACs). Por isso, o Semarc contará com um painel específico a respeito do assunto, no dia 16. A atuação dos SACs foi regulamentada pelo decreto 6.523/08, da Presidência da República, publicado dia 1º de agosto. As novas regras entrarão em vigor dia 1º de dezembro de 2008.
Outro tema de grande importância a ser discutido no evento é a evolução do atendimento bancário – nos seus diversos canais, das agências à Internet – num cenário em que, cada vez mais, os bancos brasileiros incorporam um novo grupo de clientes, das classes C e D à sua carteira. Assegurar a qualidade do atendimento numa situação em que o número de usuários do sistema tem aumentado substancialmente é um dos desafios do setor que serão debatidos no Semarc.
Deverão participar, como painelistas e palestrantes, executivos de bancos (das áreas de marketing e relacionamento com clientes), representantes de organismos públicos, redes de varejo, financeiras, seguradoras, operadoras de cartões, construtoras e fornecedores de tecnologia.