O Mercado Eletrônico, portal de negociações entre empresas (B2B) pela internet, anunciou nesta segunda-feira, 25, a compra da Pakprint, fornecedora de serviços de gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management) para companhias que atuam no setor de papel e celulose. Juntas, as empresas somam 40 mil clientes.
Essa é a terceira aquisição da empresa nos últimos 12 meses. O valor da transação não foi divulgado.
"O objetivo é aumentar a oferta de serviços à nossa base de clientes e ampliar o conceito do supply chain management como componente estratégico da estrutura organizacional e administrativa das empresas. Dessa forma, além da complementaridade das soluções e serviços, consolidar nossa posição em novos segmentos de mercado", afirma o presidente do Mercado Eletrônico, Eduardo Nader.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas no processo de compra e venda de produtos e serviços, desde a identificação de fornecedores até atividades logísticas. Para o cliente, por exemplo, isso significa redução do tempo na cotação e na compra de produtos. Para o fornecedor, há uma diminuição no número de devoluções e de cancelamento de pedidos. E, ainda, para o parceiro logístico, possibilita maior controle e garantia de entregas, redução de coletas e de atividades operacionais.
No ano passado, o Mercado Eletrônico adquiriu a Synex, fornecedora de serviços e soluções de colaboração, e a Forum B2B, e-marketplace do grupo EDP – Energias de Portugal, do setor de energia, e da Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, produtora de petróleo e gás natural.