O Yahoo anunciou nesta terça-feira, 25, que entrou em acordo definitivo para comprar o portal de internet árabe Maktoob.com, que tem mais de 16,5 milhões de usuários. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
O Maktoob.com é acessado por usuários de países como os Emirados Árabes, Jordânia, Kuwait, Egito e Arábia Saudita.
"Esta aquisição vai acelerar os planos de expansão do Yahoo para mercados emergentes com alto potencial de crescimento", disse a CEO do Yahoo, Carol Bartz, em comunicado no site da empresa. "Com a aquisição do Maktoob.com e nossos investimentos na região, o mundo árabe terá programação e serviços do Yahoo na linguagem local", afirmou ela.
Uma das metas do Yahoo com a aquisição é elevar a receita com publicidade on-line, e a compra do Maktoob pela empresa de internet foi estimulada pela estimativa de que os gastos com anúncios na web na região da Arábia tendem a saltar entre 35% e 40% neste ano, segundo dados da Madar Research.
Segundo o Yahoo, após a aquisição, o Maktoob.com se tornará uma subsidiária integral da companhia e Nassef Alves, atual diretor geral da empresa árabe continuará a liderar as equipes do Maktoob.com e se reportará a Keith Nilsson, vice-presidente para mercados emergentes do Yahoo.
O Yahoo informou ainda que espera que a transação seja concluída no quarto trimestre. Após a conclusão do negócio, as demais empresas do grupo – incluindo Souq.com, cashU.com, Araby.com e Tahadi.com – passarão a operar sob uma nova entidade chamada de Jabbar Internet Group, que será controlada pelo Samih Toukan, fundador do Maktoob.com.
- Expansão de fronteiras