A próxima pesquisa sobre o nível de maturidade de gestão de infraestrutura que a Accenture irá divulgar em setembro ainda não deve refletir uma relevante expansão do mercado de soluções de cloud computing. A informação é do consultor sênior da área da Accenture, Jesus Lopes Aros em sua palestra sobre as melhores práticas de gestão de infraestrutura no 3º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, que aconteceu nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, promovido pelas revistas TI INSIDE E TELETIME e organizado pela Converge Comunicações.
Segundo o executivo hoje as empresas estão adotando mais serviços de mensageria na nuvem, mas que no próximo ano ele acredita que aplicações de negócios e missão critica estarão nesse modelo.
A Accenture, inclusive, oferece um modelo de framework para ajudar as empresas a acelerar a implementação de gestão. Questionado sobre a adesão das empresas às soluções de infraestrutura "green", que na pesquisa anterior teve pouca relevância, Aros tem a percepção que haverá uma mudança nesse quesito. "Os dados da pesquisa ainda não estão disponíveis, mas a se julgar pela procura que a Accenture teve por parte das empresas interessadas em projetos de sustentabilidade no ano passado, creio que haverá um cenário bem mais favorável".
Recomendações
Em sua palestra, o executivo elencou as recomendações que as empresas devem observar na adoção de serviços gerenciados de infraestrutura. São elas:
*Entender o nível de maturidade da operação
*Estabelecer claramente as metas a serem atingidas
*Negociar níveis de serviço e respectivos custos com áreas de negócio
*Produzir um Plano de Implementação da Mudança aderente às necessidades levantadas e que, preferencialmente, possa reutilizar ao máximo o conhecimento já existente em termos de experiência e aceleradores disponíveis no mercado
*Validar o Plano com todos os envolvidos (obter apoio dos patrocinadores)
*Executar o Plano
*Medir e comunicar os resultados obtidos.
- Seminário