Adoção ao cloud computing ainda é tímida, diz Accenture

0

A próxima pesquisa sobre o nível de maturidade de gestão de infraestrutura que a Accenture irá divulgar em setembro ainda não deve refletir uma relevante expansão do mercado de soluções de cloud computing. A informação é do consultor sênior da área da Accenture, Jesus Lopes Aros em sua palestra sobre as melhores práticas de gestão de infraestrutura no 3º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, que aconteceu nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, promovido pelas revistas TI INSIDE E TELETIME e organizado pela Converge Comunicações.
Segundo o executivo hoje as empresas estão adotando mais serviços de mensageria na nuvem, mas que no próximo ano ele acredita que aplicações de negócios e missão critica estarão nesse modelo.
A Accenture, inclusive, oferece um modelo de framework para ajudar as empresas a acelerar a implementação de gestão. Questionado sobre a adesão das empresas às soluções de infraestrutura "green", que na pesquisa anterior teve pouca relevância, Aros tem a percepção que haverá uma mudança nesse quesito. "Os dados da pesquisa ainda não estão disponíveis, mas a se julgar pela procura que a Accenture teve por parte das empresas interessadas em projetos de sustentabilidade no ano passado, creio que haverá um cenário bem mais favorável".
Recomendações
Em sua palestra, o executivo elencou as recomendações que as empresas devem observar na adoção de serviços gerenciados de infraestrutura. São elas:
*Entender o nível de maturidade da operação
*Estabelecer claramente as metas a serem atingidas
*Negociar níveis de serviço e respectivos custos com áreas de negócio
*Produzir um Plano de Implementação da Mudança aderente às necessidades levantadas e que, preferencialmente, possa reutilizar ao máximo o conhecimento já existente em termos de experiência e aceleradores disponíveis no mercado
*Validar o Plano com todos os envolvidos (obter apoio dos patrocinadores)
*Executar o Plano
*Medir e comunicar os resultados obtidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.