As soluções de servidores web e open source podem auxiliar na resolução de problemas de segurança nos sistemas de identidade e acesso das empresas. A afirmação foi feita pelo CEO da Atricore, Gianluca Brigandi, nesta quarta-feira, 25, durante o 3º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME, e organizado pela Converge Comunicações.
Segundo o executivo, para que um projeto de gestão de identidade e acesso (IAM, na sigla em inglês) tenha sucesso é necessário entender que as pessoas envolvidas são mais importantes do que o produto, planejar a implantação com prazos reais e possíveis de serem conquistados e executar o projeto com uma abordagem de estágios, os quais devem ser alinhados com os valores de negócios e de acordo com riscos.
Entre as principais características e diferenças entre as soluções comerciais e de código aberto, Brigandi diz que enquanto a primeira resulta em investimentos mais onerosos, principalmente devido aos altos custos com licenças de software e de implantação, as soluções open source não acarretam despesas e podem ser implantadas no modelo "faça você mesmo".
Além disso, as soluções de código aberto proporcionam o acesso ao código para as empresas realizarem a inspeção do sistema e que permite também criarem elas mesmas a própria versão do sistema a partir da customização da plataforma open source. "O que não é possível de ser realizado nas soluções comerciais", enfatizou ele.
- Seminário