Com nuvem da Oracle, Ortobom reduz 60% de custos com infraestrutura

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Referência no Brasil quando se fala em colchão, a Ortobom já possui mais de 60% do market share no país, com 12 plantas fabris de colchões espalhadas de norte a sul do território nacional. Com a missão de desenvolver produtos capazes de proporcionar o máximo de bem estar e conforto aos clientes, contribuindo para a saúde e, durante sua trajetória, a empresa precisava de soluções tecnológicas que acompanhassem a escalada de crescimento dos negócios.

"Nosso principal sistema é o ERP, que é utilizado em toda a empresa e rodava na versão padrão do banco de dados da Oracle. Como fomos crescendo ao longo dos anos, precisávamos de uma infraestrutura que alavancasse nossas operações, pois o on-premise não era mais o suficiente", conta Cesar Dupim, gerente de TI na Ortobom. Ele explica que, com a mudança de cultura focada em uma transformação digital, a necessidade era ter melhorias em tecnologia.

Com isso, a empresa decidiu investir em um banco de dados mais robusto com disaster recovery e ambiente em nuvem em 2021: a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Além de ter tecnologia de ponta em todas as plantas da empresa, a nuvem elimina custos com hardware e atualizações constantes, uma vez que a escalabilidade da cloud permite estar sempre atualizado com os pacotes de segurança e desempenhar cargas de trabalho de acordo com a demanda.

"Assim que implantamos as soluções, percebemos logo alguns ganhos, tais como a diminuição da latência, que era maior em on-premise; disponibilidade, segurança e também a redução de custos em cerca de 60% com a OCI", cita Dupim. Outros ganhos que a companhia teve inclui o de tempo de administração do banco, permitindo a equipe de TI pense mais em estratégias do negócio, além de ampliar a prática do home office, uma vez que não há mais problemas com servidor físico na Ortobom.

Como passos futuros, a empresa mira o investimento em analytics e business intelligence para melhorar ainda mais a gestão e avanços no e-commerce, além de otimizar as estratégias omnichannel nas mais de 2100 lojas físicas em todo o Brasil.

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