Banco digital completo e empresa líder entre os maiores adquirentes do país em quantidade de clientes no segmento de maquininhas de cartão, o PagBank PagSeguro anuncia os resultados do primeiro semestre (1S22) e do segundo trimestre (2T22) deste ano.
Entre os destaques da boa performance no 1S22, a Companhia registrou receita de R$ 7,3 bilhões (+65% a.a.) e lucro líquido ajustado de R$ 775 milhões (+10% a.a.). Apenas o lucro líquido ajustado no 2T22 alcançou R$ 403 milhões, quase R$ 30 milhões acima do ponto médio do guidance para o período. Com estes resultados, o PagBank PagSeguro obteve a maior receita líquida num período de seis meses e o maior lucro líquido da história para um primeiro semestre, consolidando-se como o 2º maior banco digital do país, com 25 milhões de clientes, sendo 15 milhões deles ativos.
Segundo Artur Schunck, CFO do PagBank PagSeguro, a maior receita líquida da história para um semestre da Companhia é resultante do forte crescimento das receitas de adquirência e soluções em pagamentos, levando ao aumento da captura de pagamentos por máquina, ganhos constantes de participação de mercado e repasses de preços, por conta do rápido e forte aumento da taxa de juros brasileira.
Além das receitas em pagamentos, as receitas do PagBank continuaram a contribuir para a diversificação e consolidação do braço de serviços financeiros, principalmente com receitas oriundas de juros e serviços. Já o maior lucro líquido ajustado deveu-se, principalmente, à busca constante pela escalabilidade das receitas aliadas à eficiência em custos e despesas, principalmente nas linhas de pessoal e marketing, compensando o aumento do custo financeiro devido à elevada subida da taxa de juros brasileira.
"O incremento de 1,6 milhão de clientes no 2T22, somando 3 milhões no semestre, tem tudo a ver com a missão da nossa Companhia, de transformar e democratizar o acesso aos serviços financeiros e meios de pagamentos no Brasil", pontua Alexandre Magnani, um dos co-CEOs da operação ao lado de Ricardo Dutra. Para o executivo, estes novos clientes foram atraídos pelo fato de o PagBank PagSeguro ser o banco digital mais completo do país (com ofertas de cartões, diversas ofertas de crédito, investimentos, seguros, PIX, pagamento de contas, entre outros), possuir a maior rede de aceitação de soluções de pagamentos e ter solidez, consistência e proposta de valor com foco nos clientes, oferecendo um ecossistema digital simples, seguro e acessível.
O lucro líquido contábil do PagBank PagSeguro ficou em R$ 717 milhões (+32% a.a.) no 1S22 e em R$ 367 milhões (+35% a.a.) no 2T22. Já o lucro líquido ajustado no 2T22 atingiu R$ 403 milhões (+17% a.a.).
Outros destaques operacionais
O PagBank PagSeguro atua em duas grandes verticais de negócios: serviços financeiros e plataforma de pagamentos. Em serviços financeiros (PagBank), oferece cartões, créditos, investimentos e seguros, e em plataforma de pagamentos (PagSeguro), soluções completas que passam por maquininhas, pagamentos online, PIX, soluções de software para gestão dos negócios e pagamentos transfronteiriços. No 2T22, a Companhia alcançou a marca histórica de R$ 1 trilhão de transações financeiras processadas entre janeiro de 2016 a junho deste ano.
Em serviços financeiros (PagBank), a receita líquida foi de R$ 619 milhões (+77% a.a.) no 1S22 e de R$ 314 milhões (+62% a.a.) no 2T22. Em junho deste ano, o banco digital passou a marca de R$ 15 bilhões em depósitos (+163% a.a.) e a carteira de crédito atingiu R$ 2,3 bilhões (+105% a.a.). De acordo com o Magnani, contribuíram para este feito, a oferta da Conta Rendeira, a conta corrente que rende mais que a poupança, bem como os melhores CDBs do mercado, a partir de 110% do CDI; e quanto à carteira de crédito, o forte crescimento em produtos colateralizados, um ponto de entrada para o oferecimento de ofertas de crédito ao público que não é comerciante, com destaque para o crédito consignado e saque-aniversário antecipado do FGTS.
O executivo ainda destaca na segunda quinzena de junho o lançamento pelo PagBank do cartão de crédito com limite atrelado aos investimentos em CDBs. "Ao aplicar a partir de R$ 300 em qualquer um dos CDBs oferecidos em nosso app, o cliente recebe uma oferta de cartão de crédito sem anuidade com o mesmo montante do valor investido em limite para suas compras, podendo este limite aumentar ou diminuir à medida que o usuário movimente suas aplicações", explica o co-CEO Alexandre Magnani, ressaltando que a oferta vale tanto para clientes atuais como também para os novos clientes do banco digital.
Já em pagamentos (PagSeguro), o crescimento do volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) foi 60% maior que o desempenho geral do mercado de adquirência no 1S22, alcançando R? 169 bilhões (+59% a.a.), sendo que apenas no 2T22 o TPV atingiu R? 89 bilhões (+58% a.a.). No final do segundo trimestre deste ano, o PagSeguro chegou a aproximadamente 11% de market share no mercado de adquirência, sendo o adquirente com maior rede de aceitação do Brasil e líder em número de clientes comerciantes.
"O crescimento das transações eletrônicas em substituição ao dinheiro, o aumento de faturamento das empresas por conta da reabertura da economia e os ganhos de participação de mercado com nossa bem-sucedida estratégia de pólos, para também atender pequenos e médios empreendedores, foram decisivamente os fatores que levaram a este desempenho em nossa plataforma de pagamentos", finaliza Magnani.