Conheça os benefícios que sua empresa ganha ao focar no core business

0

Independentemente do setor ou tamanho de uma empresa, todas compartilham de um objetivo em comum: o desejo de crescer. O crescimento é uma aspiração inerente a qualquer empreendimento e é impulsionado por diversos fatores, entre eles a busca por maiores lucros e sustentabilidade financeira, além de atender a demanda de seus clientes.

Mas para crescer é preciso ter foco no core business, que representa a área central de competência da empresa, suas atividades principais e as especializações que a tornam única e competitiva no mercado.

Durante a pesquisa que resultou no livro "Lucro do Core Business", de Chris Zook, descobriu-se que 83% das empresas com crescimento rentável e sustentável focam em um ou dois core business, por meio dos quais alcançam uma posição de liderança ou grande influência no mercado. Ao mesmo tempo, o estudo mostrou que 75% dos fracassos empresariais ocorrem porque as empresas perderam o foco e a definição de sua atividade principal.

Acontece que quando não focamos no core business, a organização corre o risco de perder eficiência operacional, qualidade, competitividade e crescimento sustentável. Dispersar das competências da empresa pode levar a uma série de consequências negativas, afetando não só a rentabilidade, mas também a reputação da marca e o relacionamento com os clientes.

Uma estratégia poderosa

Existem várias razões pelas quais o foco no core business é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa. Uma delas está ligada ao aumento da eficiência, já que uma empresa pode otimizar seus recursos e agilizar suas operações para se tornar mais eficiente. Isso pode levar a custos mais baixos e maior lucratividade.

Outro ponto é oferecer maior satisfação ao cliente. Ao se especializar em uma determinada área, um negócio pode se tornar mais experiente e proficiente em fornecer os produtos ou serviços que seus consumidores desejam. Isso pode levar a uma maior satisfação e lealdade. Ao focar no core business, uma companhia pode se diferenciar dos concorrentes ao oferecer produtos ou serviços exclusivos e especializados. Isso pode ajudá-la a obter uma vantagem competitiva e manter a participação no mercado.

Além disso, as organizações podem ter risco reduzido, já que ao focar no negócio principal, podem minimizar os riscos associados à diversificação e expansão em mercados desconhecidos. Isso ajuda a evitar erros dispendiosos e mantém a estabilidade financeira.

Por fim, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas sobre seus rumos futuros. Isso pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de crescimento e inovação e se manter à frente da concorrência.

Portanto, focar no core business é algo imprescindível para quem quer ter sucesso no mercado, criar valor para os clientes, alcançar maior eficiência operacional e aproveitar oportunidades de crescimento. Esta é uma estratégia que não pode faltar em qualquer que seja o negócio.

Sérgio Ferreira, COO da Briteris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.