Independentemente do setor ou tamanho de uma empresa, todas compartilham de um objetivo em comum: o desejo de crescer. O crescimento é uma aspiração inerente a qualquer empreendimento e é impulsionado por diversos fatores, entre eles a busca por maiores lucros e sustentabilidade financeira, além de atender a demanda de seus clientes.
Mas para crescer é preciso ter foco no core business, que representa a área central de competência da empresa, suas atividades principais e as especializações que a tornam única e competitiva no mercado.
Durante a pesquisa que resultou no livro "Lucro do Core Business", de Chris Zook, descobriu-se que 83% das empresas com crescimento rentável e sustentável focam em um ou dois core business, por meio dos quais alcançam uma posição de liderança ou grande influência no mercado. Ao mesmo tempo, o estudo mostrou que 75% dos fracassos empresariais ocorrem porque as empresas perderam o foco e a definição de sua atividade principal.
Acontece que quando não focamos no core business, a organização corre o risco de perder eficiência operacional, qualidade, competitividade e crescimento sustentável. Dispersar das competências da empresa pode levar a uma série de consequências negativas, afetando não só a rentabilidade, mas também a reputação da marca e o relacionamento com os clientes.
Uma estratégia poderosa
Existem várias razões pelas quais o foco no core business é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa. Uma delas está ligada ao aumento da eficiência, já que uma empresa pode otimizar seus recursos e agilizar suas operações para se tornar mais eficiente. Isso pode levar a custos mais baixos e maior lucratividade.
Outro ponto é oferecer maior satisfação ao cliente. Ao se especializar em uma determinada área, um negócio pode se tornar mais experiente e proficiente em fornecer os produtos ou serviços que seus consumidores desejam. Isso pode levar a uma maior satisfação e lealdade. Ao focar no core business, uma companhia pode se diferenciar dos concorrentes ao oferecer produtos ou serviços exclusivos e especializados. Isso pode ajudá-la a obter uma vantagem competitiva e manter a participação no mercado.
Além disso, as organizações podem ter risco reduzido, já que ao focar no negócio principal, podem minimizar os riscos associados à diversificação e expansão em mercados desconhecidos. Isso ajuda a evitar erros dispendiosos e mantém a estabilidade financeira.
Por fim, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas sobre seus rumos futuros. Isso pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de crescimento e inovação e se manter à frente da concorrência.
Portanto, focar no core business é algo imprescindível para quem quer ter sucesso no mercado, criar valor para os clientes, alcançar maior eficiência operacional e aproveitar oportunidades de crescimento. Esta é uma estratégia que não pode faltar em qualquer que seja o negócio.
Sérgio Ferreira, COO da Briteris