O grupo Farias, um dos maiores do setor sucroalcooleiro do país, que também atua no segmento de revenda de veículos e projetos ambientais de ecoturismo, acaba de iniciar um amplo projeto de modernização de sua área de TI, para o qual estão previstos investimentos de US$ 1,5 milhão. Nos próximos dois anos, a companhia tem planos de concluir a implementação do sistema de gestão empresarial E-Business Suite, da Oracle, que permitirá a integração de toda a produção de açúcar e álcool das nove usinas instaladas no Brasil.
Segundo Eduardo Farias, diretor presidente do grupo Farias, o projeto é estratégico para a companhia, que tem como objetivo mais que dobrar sua capacidade de produção até 2010, totalizando 14,5 milhões de toneladas de cana processadas. Hoje, a produção do grupo gira em torno de 7 milhões de toneladas. ?Além de ser uma empresa internacional, a Oracle ofereceu a melhor opção tecnológica de comunicação de dados, já que o sistema é desenvolvido em linguagem Java e está pronto para o ambiente web?, afirma Ermor Zambello, diretor de planejamento estratégico do grupo Farias.
No fim de 2004, prevendo o cenário positivo do setor, o grupo decidiu aumentar a produção de açúcar e álcool. Porém, precisava de um direcionamento estratégico para atingir esse objetivo. Após contratar uma consultoria de gestão, a empresa estabeleceu prioridades que a ajudariam a ganhar ainda mais espaço no mercado internacional, pois já exporta álcool e açúcar para os Estados Unidos, Rússia e Oriente Médio.
A partir dessa definição, o grupo promoveu algumas mudanças estruturais. Estabeleceu um sistema de meritocracia para reter e atrair talentos, separou a diretoria administrativa da de relações com o mercado financeiro, criou uma área de gerentes corporativos seniores e transformou as usinas em unidades de negócios. ?Optamos por centralizar as áreas administrativas e financeiras de todas as usinas em Recife, necessitando, no entanto, que as diversas áreas da empresa tivessem acesso on-line às informações técnicas, por meio de uma plataforma web?, diz Zambello.
O grupo utilizava um sistema que não era centralizado e não estava preparado para a internet, o que dificultava a troca de informações em função de sua distribuição geográfica. A empresa tem a Álcool Verde, localizada no Acre; duas unidades em São Paulo (Rio das Pedras e Taquarituba, em construção); Itapaci, Itaporanga e Aniciuns, em operação, e está construindo a Bom Sucesso, em Goiatuba, todas em Goiás; a Pedrosa, em Pernambuco, e a de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte.
O pacote completo do E-Business Suite rodará em uma plataforma Linux com banco de dados Oracle 10g. A empresa espera concluir a implementação em dois anos, quando o sistema será utilizado por cerca de 500 usuários. Além do sistema de gestão, o grupo Farias pretende instalar outros aplicativos específicos para empresas do setor sucroalcooleiro, fornecidas por parceiros da Oracle especializados no setor, como a Sênior para a área de RH, a Synchro na parte fiscal e a Próxima na área agrícola e industrial. ?O controle da produção será integrado com os estoques e custos. O sistema garantirá total gerenciamento do processo produtivo, com a utilização de parâmetros técnicos, que serão fundamentais para oferecer qualidade ao produto e controlar o custo de produção?, finaliza Zambello.