A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, terminou o segundo trimestre fiscal de 2009, encerrado 30 de agosto passado, com receita de US$ 2,58 bilhões, um aumento de 15% na comparação com os US$ 2,24 bilhões obtidos no trimestre anterior e de 88% em relação ao US$ 1,37 bilhão registrado no mesmo período do exercício fiscal de 2008.
Na quebra por segmento, os smartphones representaram 82% da receita, os serviços 13%, software 3% e outras receitas 2%. Durante o trimestre, a RIM embarcou cerca de 6,1 milhões de dispositivos móveis.
A fabricante também conquistou aproximadamente 2,6 milhões de novos assinantes do BlackBerry no trimestre. Ao final do período, o total de assinantes de conta base foi de cerca de 19 milhões.
O lucro líquido foi de US$ 495,5 milhões, ou um ganho de US$ 0,86 por ação diluída, um crescimento de 2,7% comparado com a um lucro de US$ 482,5 milhões (US$ 0,84 por ação) no trimestre anterior e de cerca de 72% em relação ao lucro de US$ 287,7 milhões (US$ 0,50 por ação) registrado no mesmo trimestre do exercício fiscal de 2008.
O total de caixa, equivalentes de caixa, investimentos de curto prazo e longo prazo foi de US$ 2,24 bilhões em 30 de agosto, comparado com os US$ 2,08 bilhões no fim do trimestre anterior ante US$ 163 milhões durante o trimestre anterior. No trimestre, as despesas de capital foram de aproximadamente US$ 190 milhões e com aquisições de cerca de US $ 234 milhões.
Para o terceiro trimestre fiscal, que se encerra em 29 de novembro, a RIM estima que a receita fique na faixa de US$ 2,95 bilhões a US$ 3,1 bilhões. Em termos de adições líquidas de assinantes no terceiro trimestre a empresa espera chegar a aproximadamente 2,9 milhões. O ganho por ação deve ficar na faixa de US$ 0,89 a US$ 0,97 por ação diluída, com base em uma margem bruta de cerca de 47% e despesas operacionais 1,2% menor em relação a receita do segundo trimestre.