A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, terminou o segundo trimestre fiscal de 2010, encerrado em 29 de agosto deste ano, com uma queda de 4% no lucro. A empresa canadense registrou lucro de US$ 475,6 milhões, ou um ganho por ação de US$ 0,83, ante US$ 495,5 milhões obtidos em igual período do exercício fiscal anterior, ou US$ 0,86 por ação.
Em uma base ajustada, o que exclui o débito para resolver todos os litígios de patentes que a empresa tem pendentes em todo o mundo com a Visto Corp., o lucro foi de US$ 588,4 milhões, ou US$ 1,03 por ação. Apesar do declínio no lucro, a receita no trimestre subiu 37% em relação a igual período do ano fiscal anterior, para US$ 3,53 bilhões.
Para o trimestre corrente, a RIM prevê um lucro por ação de US$ 1 a US$ 1,08 e receita de US$ 3,85 bilhões, o que, de acordo com as estimativas dos analistas, é uma cifra tímida. Eles avaliam que a empresa pode estar sentindo, finalmente, os efeitos da retração econômica, bem como a pressão da concorrência, de rivais como o iPhone, da Apple, e outros smartphones.
Os analistas esperam, contudo, que a RIM surpreenda no terceiro trimestre, ajudada por uma economia em crescimento, o aumento na demanda por smartphones e uma série de lançamentos de novos produtos. A fabricante deve lançar três novos modelos do BlackBerry no terceiro trimestre: o Storm 2, o Bold 9700 e o Curve 8530.
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