Aplicações de uso pessoal oferecem risco em redes corporativas, avalia vice-presidente da F-secure

0

A tecnologia cotidiana tem sido cada vez mais integrada no ambiente de trabalho corporativo, trazendo novos desafios aos gerentes de TI das empresas. O uso de dispositivos móveis (BYOD) e de aplicativos (BYOA) de uso pessoal no trabalho foi tema discutido nesta terça-feira, 25, no Forum Mobile+. em São Paulo. Se o uso de dispositivos móveis (como smartphones e tablets) já vem sendo avaliado com atenção pelas equipes de TI, a incorporação de aplicativos usados no dia-a-dia (ferramentas como o Dropbox, por exemplo) às tarefas do trabalho tem demandado ainda mais cuidado. Para Ascold Szymanskyj, vice-presidente da F-secure, o BYOA traz mais riscos de segurança que o BYOD para as corporações, em razão das maiores ameaças de vírus. “Quando os usuários passarem a trazer seus próprios aplicativos para o meio corporativo, a situação (em relação à segurança) vai piorar”, avalia Szymanskvj.

Para Adriano Lino, gerente de inteligência da RIM para América Latina, a tendência é que os funcionários tenham mais liberdade para usar suas próprias ferramentas, no entanto, “empresas devem ter visão sobre os dados estratégicos que devem ser mais bem protegidos”, recomenda.

A maior preocupação no que se refere às discussões sobre BYOD e BYOA é conseguir aliar a satisfação dos usuários e a eficiência produtiva à segurança das informações corporativas. Segundo Szymanskvj, apenas pouco mais de 3% dos usuários adotam algum software para a proteção de informação em tablets e smartphones: “Proteção não é só anti-virus, mas também backup”, lembra o gerente da RIM. Para o analista da Frost & Sullivan, Fernando Belfort, o uso de ferramentas cotidianas pessoais no ambiente corporativo já é uma realidade, restando às empresas o gerenciamento da prática: “Gerenciar é melhor do que proibir”, opina Belfort. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.