O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira, 25, investimentos de R$ 10,4 bilhões em tecnologia até 2015, o que inclui um novo data center em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, a renovação da infraestrutura e telecomunicações, aquisição de software e desenvolvimento de sistemas. Com previsão da primeira etapa da obra de ser concluída em 2014, o data center deve consumir R$ 2,3 bilhões do total, enquanto a atualização da infraestrutura e telecomunicações irá absorver R$ 2,7 bilhões e a aquisição de software, R$ 800 milhões.
A fatia maior do orçamento, no entanto, caberá ao desenvolvimento de sistemas, para o qual foram destinados R$ 4,6 bilhões. De acordo com a instituição financeira, entre os investimentos em desenvolvimento de sistemas, há a previsão de aplicar R$ 710 milhões em atendimento, para evolução nos canais como autoatendimento, call center e internet banking, e outros R$ 116 milhões em processos de cobrança.
O novo data center terá uma área maior do que 120 campos de futebol e capacidade para suportar a expansão das operações do banco nas próximas décadas. Quando for concluída a primeira fase das obras do centro tecnológico, o Itaú Unibanco terá ampliado em dez vezes sua capacidade de processamento e em 20 vezes a capacidade de armazenar informação, segundo o vice-presidente da área de tecnologia, Alexandre de Barros.
Mogi Mirim também será beneficiada. A estimativa é que apenas com o recolhimento de encargos referentes ao sistema de água e esgoto, o novo data center trará um incremento de R$ 524 mil mensais a receita do município. Além disso, a previsão é que sejam criados 700 novos postos de trabalho, segundo Barros, ressaltando que haverá uma equiple que fará operações dos sistemas do data center localizado na avenida do Estado, na capital paulista. O banco diz que o novo data center será um dos maiores do mundo.
O objetivo da iniciativa é aumentar a eficiência, proporcionando qualidade e agilidade nas operações. "Estamos investindo para melhorar nossa operação, uma necessidade importante diante de um ambiente de margens mais apertadas. Queremos antecipar tendências e atingir os mais altos graus de excelência na prestação de serviços, alinhado à nossa visão de ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes", explica Roberto Setubal, presidente executivo do Itaú Unibanco.