Fundada em 2009, a Okta nasceu como uma startup criada por ex-funcionários da Salesforce, que identificaram uma grande oportunidade no mercado emergente de gerenciamento de identidade na nuvem. A empresa rapidamente se posicionou como referência global no setor, oferecendo soluções que permitem que as organizações garantam acesso seguro a qualquer tecnologia, em qualquer lugar, dispositivo ou aplicativo.
Atualmente, a Okta é líder mundial em plataformas de gestão de identidade e acesso (IAM) e, há sete anos consecutivos, está no quadrante de líderes do Gartner. Sua especialização é proteger os dados e os usuários de empresas através de autenticação multifatorial e monitoramento de atividades suspeitas.
Segundo Abhi Sawant, a Okta se destaca por sua flexibilidade e neutralidade, aspectos que permitiram à empresa construir uma plataforma poderosa, fácil de usar e altamente personalizável. Essa abordagem neutra, sem estar vinculada a grandes conglomerados de tecnologia, permite que a Okta colabore com uma vasta gama de soluções já existentes no mercado. "A Okta é uma empresa neutra e independente", destaca Sawant, referindo-se ao fato de que uma empresa não depende de sistemas operacionais ou plataformas específicas, o que oferece uma vantagem competitiva clara para organizações que desejam integração.
Com mais de 7.000 integrações pré-construídas, a Okta facilita a conexão com diversos aplicativos e serviços, atendendo atualmente mais de 18.800 empresas em todo o mundo, incluindo setores como finanças, saúde, educação, tecnologia e entretenimento. No Brasil, empresas como Mercado Livre, Cinemark e GOL, entre outras, utilizam as soluções da Okta para garantir a segurança de seus dados e usuários.
Abhi Sawant diz que com o avanço da nuvem e o crescimento da superfície de ataque cibernético, houve o enfraquecimento do conceito tradicional de firewall, o perímetro de segurança passou a ser a identidade. "Hoje, todo o serviço quer saber se você é quem você diz ser", ressalta Sawant, explicando a importância da empresas adotarem autenticação robusta.
A Okta investe em inteligência artificial (IA) para aprimorar a detecção de fraudes e comportamentos suspeitos. "Se um usuário se autentica no Brasil e um minuto depois tenta se autenticar da Rússia, a IA imediatamente identifica isso como anômalo", exemplifica. Esse uso de aprendizado de máquina permite um ajuste fino contínuo dos modelos de segurança, proporcionando uma proteção avançada contra ameaças cibernéticas
Presença de mercado
Para garantir sua presença global, a Okta está expandindo suas operações em diferentes continentes, incluindo a América Latina, onde já tem uma base de clientes significativa, inclusive no Brasil. Sawant destacou que a empresa está continuamente buscando expandir parcerias e fortalecer sua presença no país. No próximo ano, deve abrir um escritório no Brasil.
Para atender as exigências de cada pais, a Okta também investe em atender às regulamentações locais e globais, como o Open Finance, LGPD, garantindo que suas soluções sejam compatíveis com as diversas exigências regulatórias ao redor do mundo. "Nossa estratégia é criar uma plataforma que possa ser certificada em conformidade com as legislações de proteção de dados de diferentes países", afirma.
Desafios futuros
O futuro da gestão de identidade está intrinsecamente ligado à inteligência artificial, e a Okta diz estar na vanguarda dessa tendência. Sawant explica que a empresa desenvolve pesquisas sobre "identidade não humana", como um dos próximos desafios na área de tecnologia. "Estamos investigando como diferenciar identidades artificiais de humanos e quando faz sentido aplicar essa distinção", finaliza.