Durante a abertura do iFood Move na manhã desta quarta-feira (25), no São Paulo Expo, o iFood divulgou os dados da nova pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto socioeconômico da plataforma durante o ano de 2023. E alguns dados chamaram atenção: foram gerados mais de 900 mil postos de trabalho na economia brasileira somente no ano passado.
"É tipo pegar a cidade de Florianópolis e dizer: é isso que nós juntos geramos. Isso é grande demais", disse o CEO do iFood, Diego Barreto, durante o evento. "Olha o tamanho da responsabilidade para ajudar a reduzir a desigualdade deste país".
E esse impacto dos postos de trabalho pôde ser diretamente sentido pelos funcionários de restaurantes pequenos, pois as empresas deste ramo que ingressaram na plataforma do iFood geraram 10,2% mais empregos do que restaurantes semelhantes que não entraram.
Ainda segundo os dados da Fipe, o ecossistema do iFood gerou uma atividade econômica de R$ 110,7 bilhões em 2023, valor distribuído por toda a cadeia produtiva. O impacto da plataforma no PIB nacional subiu para 0,55% (era de 0,43% em 2020).
Atualmente, o ecossistema do iFood é formado por mais de 350 mil estabelecimentos e mais de 310 entregadores, que atuam em 1500 cidades no Brasil e atendem mais de 55 milhões de clientes.
"Nós representamos uma França em números de cidades e uma Itália em termos de consumidores que a gente trabalha todos os dias", contextualizou Barreto. "Poucos ecossistemas como o nosso em um país conseguem ter um impacto como esse".
Maior encontro para restaurantes da América Latina, o iFood Move está sendo realizado nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua primeira edição, o evento deve reunir cerca de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades do universo dos restaurantes. Com mais de 60 horas de conteúdo distribuídas em seis palcos simultâneos, o evento vai trazer conteúdos que vão ajudar a acelerar o desenvolvimento e o crescimento de empreendedores – com informações sobre tendências, empreendedorismo, liderança, experiência do consumidor, marketing, inovação, novas ferramentas e produtos.