Usuários de IA têm relações mais saudáveis com o trabalho, aponta relatório da HP

0

Uma nova pesquisa divulgada pela HP nesta quarta-feira, 25, revela que apenas 28% dos trabalhadores do conhecimento têm um relacionamento saudável com o trabalho, um aumento de um ponto em comparação com os resultados do ano passado. A boa notícia é que há duas soluções potenciais para melhorar a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho: IA e experiências personalizadas.

A segunda pesquisa anual Índice de Relacionamento com o Trabalho HP (HP Work Relationship Index, WRI), um estudo abrangente que explora as relações do mundo com o trabalho, sondou 15.600 respondentes de diversos setores em 12 países.

"A adoção da IA continua transformando a forma como trabalhamos e seu uso tem crescido globalmente e no Brasil," afirma Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc no Brasil. "Além disso, experiências de trabalho personalizadas são cada vez mais necessárias e os líderes das empresas precisam investir em tecnologias emergentes e em desenvolver suas habilidades interpessoais para atender às expectativas dos trabalhadores".

Experiências personalizadas no trabalho podem levar a relações mais saudáveis

Em seu segundo ano, a pesquisa seguiu analisando aspectos das relações das pessoas com o trabalho, incluindo o papel do trabalho em suas vidas, suas habilidades, capacidades, ferramentas, espaços de trabalho e suas expectativas em relação à liderança. Este ano, o Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP revela uma necessidade universal importante dos trabalhadores do conhecimento: experiências de trabalho personalizadas.

Pelo menos dois terços dos trabalhadores expressaram um desejo por experiências de trabalho personalizadas, incluindo espaços de trabalho adaptados, acesso às tecnologias preferidas e ambientes de trabalho flexíveis. Essas experiências são cruciais para melhorar as relações com o trabalho e têm implicações positivas tanto para os funcionários quanto para as empresas:

• 64% dos trabalhadores do conhecimento dizem que, se o trabalho fosse adaptado ou personalizado para atender às suas necessidades e preferências pessoais, eles estariam mais investidos no crescimento da empresa.

• 69% dos trabalhadores do conhecimento acreditam que isso melhoraria seu bem-estar geral.

• 68% dos trabalhadores do conhecimento afirmaram que isso os incentivaria a permanecer mais tempo com seus empregadores atuais.

Esse desejo por personalização é tão forte que 87% dos trabalhadores do conhecimento estariam dispostos a abrir mão de parte de seu salário para isso. Em média, os trabalhadores estariam dispostos a ceder até 14% de seu salário, com os trabalhadores da Geração Z renunciando até 19%.

IA abre novas oportunidades para os trabalhadores do conhecimento gostarem do trabalho e aumentarem a produtividade

O uso de IA entre os trabalhadores do conhecimento aumentou para 66% em 2024, em comparação com 38% no ano passado. Os trabalhadores que usam IA estão vendo os benefícios, incluindo uma relação mais saudável com o trabalho:

• 73% sentem que a IA torna seus trabalhos mais fáceis, e quase 7 em cada 10 (69%) estão personalizando o uso da IA para serem mais produtivos, indicando que a IA pode ser um ingrediente para desbloquear uma experiência de trabalho mais personalizada.

• 60% afirmam que a IA desempenha um papel fundamental na melhoria do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

• 68% dizem que a IA abre novas oportunidades para eles aproveitarem o trabalho.

• 73% concordam que uma melhor compreensão da IA tornará mais fácil avançar em suas carreiras.

Além disso, os trabalhadores do conhecimento que usam IA são 11 pontos mais felizes com sua relação com o trabalho do que seus colegas que não usam. Portanto, há uma urgência em colocar a IA nas mãos dos trabalhadores o mais rápido possível, pois os não usuários de IA têm demonstrado um aumento no medo de substituição de empregos pela IA, com 37% expressando preocupação, um aumento de 5 pontos em relação ao ano passado.

Líderes de empresas têm baixa autoconfiança; líderes femininas surgem como destaque positivo

Embora em escala global o índice destaque pouca mudança, os países que viram um aumento em seu índice individual de relacionamento de trabalho apresentaram uma ligeira melhoria nos seis principais fatores de um relacionamento saudável com o trabalho – mais notavelmente nos fatores de Liderança e Realização. O índice deste ano revelou que a confiança na liderança sênior continua sendo um fator crítico em um relacionamento de trabalho saudável, mas há uma desconexão entre o reconhecimento da importância das habilidades humanas (por exemplo, atenção plena, autoconsciência, comunicação, pensamento criativo, resiliência, empatia, inteligência emocional) e a confiança dos líderes em entregá-las:

• Embora mais de 90% dos líderes reconheçam os benefícios da empatia, apenas 44% se sentem confiantes em relação a suas habilidades socioemocionais.

• Apenas 28% dos trabalhadores sentem empatia consistente por parte de seus líderes, apesar de 78% valorizarem muito isso.

No entanto, a pesquisa deste ano revelou um ponto positivo: as líderes femininas. Em média, as líderes empresariais femininas são 10 pontos mais confiantes em suas habilidades técnicas (conhecimentos específicos, computação, apresentação etc.) e, notavelmente, 13 pontos mais confiantes em habilidades humanas do que os líderes masculinos. Além disso, a confiança das líderes empresariais femininas em ambas as habilidades cresceu no último ano (mais 10 pontos em habilidades humanas, mais 4 pontos em habilidades técnicas), enquanto a confiança entre os líderes empresariais masculinos permaneceu estagnada em habilidades humanas e diminuiu em habilidades técnicas (menos 3 pontos).

A HP encomendou uma sondagem on-line à Edelman Data & Intelligence (DXI), que coletou os dados entre 10 de maio e 21 de junho de 2024 em 12 países: EUA, França, Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá e Indonésia. A HP sondou 15,6 mil respondentes no total – 12 mil trabalhadores do conhecimento (mil em cada país); 2,4 mil decisores de TI (200 em cada país); e 1,2 mil líderes de empresas (cem em cada país).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.