O mercado brasileiro de serviços de call center, que já apresentou taxas anuais de crescimento de até 20%, apresenta resultados mais modestos. Ainda assim, o segmento está em expansão no País e caminha para consolidação dentro dos próximos dois anos, constata o relatório Brazil Call Center Services 2006 realizado pela IDC Brasil entre junho e setembro deste ano.
?Hoje, o mercado de call center no mundo não supera a casa dos 13% de crescimento, mas vale lembrar que este resultado ainda é maior que o alcançado por outros segmentos de TI?, explica Mauro Peres, diretor de pesquisas da consultoria.
Esse setor movimentou US$ 51,4 bilhões no mercado global em 2005 e a IDC projeta para 2010 um faturamento de US$ 92 bilhões em 2010. Somente os Estados Unidos contribuiram com US$ 30,3 bilhões desse faturamento.
Enquanto os EUA detiveram 92% desse montante, 5% foram referentes ao Brasil, quase o dobro do conquistado pelos demais países do continente, que juntos, somaram 3%. E, dentro da receita mundial, o Brasil ficou com a fatia de 3,16%, alcançando o movimento de US$ 1,6 bilhão em 2005.
Segundo o relatório, em 2007 já serão visíveis os sinais de consolidação deste mercado no Brasil, com redução no número de empresas prestadoras dos serviços. A própria consolidação dos fornecedores globais de call center, assim como do segmento de telecom no País e na América Latina, são fatores impulsionadores para a estabilização do mercado.
O relatório também aponta a visão de empresas usuárias de serviços de call center para os próximos 12 meses. A maioria, 87%, não vê nenhuma alteração na contratação do serviço, enquanto 3% pretendem terceirizar totalmente estes serviços, e outros 3% acreditam em terceirizar de forma parcial. O restante, somente 8%, respondeu ter a intenção de cancelar o serviço terceirizado de call center.