Empresas disputam mercado de frotas

0

A OmniLink, que atua no mercado de rastreamento de veículos, anunciou uma parceria com a norte-americana Iridium que opera uma rede de satélites geoestacionários de baixa órbita para a transmissão de voz e dados voltado para o controle de frotas.

Hoje a OmniLink oferece serviços para empresas de carga e não carga (ônibus e táxis, guincho, etc), conta com mil clientes, rastreando cerca de 20 mil veículos. Segundo o presidente da companhia, Cileneu Nunes, o serviço com a Iridium permite maior velocidade e maior volume de dados.

A OmniLink dispõe de serviços com cobertura do satélite Inmarsat (para longas distâncias), serviço celular para zonas urbanas e um sistema misto que une celular e satélite, o Max 1460, conforme a necessidade de cobertura.

?Dos 3,6 mil clientes do Max 1460, estimamos uma migração de 600 para o novo serviço neste ano?, diz Nunes.

O sistema custa entre R$ 6 mil e R$ 7,5 mil e uma mensalidade de R$ 200 a R$ 250. A empresa estima vender em torno de 4 mil unidades em 2007.

A OmniLink foi fundada em 1999 e estima faturar neste ano R$ 48 milhões, sendo que no ano passado alcançou um faturamento de R$ 33 milhões.

Novidades em serviços

A gigante do setor, a Autotrac, com faturamento de mais de R$ 300 milhões, com 12 mil clientes (empresas de transporte) e em torno de 70 mil veículos, também prepara novidades para este ano e 2007.

Segundo o diretor de marketing Rodrigo Costa, a empresa tem investido bastante no serviços via internet tanto na comunicação com os clientes quanto no treinamento de usuários. No serviço Autotrac Caminhoneiro, por exemplo, a empresa lançou um site específico em que o cliente consulta informações sobre motoristas e veículos e contrata via internet.

Outra ferramenta lançada pela empresa é um site SATGR voltado para os embarcadores que podem ter acesso às informações da carga compartilhando informações com as transportadoras. Em 2007 a empresa vai lançar um produto específico para frota de táxis, diz Costa.

Atuando em outro nicho mas não menos disputado, existem empresas como a Crown Telecom voltada para veículos de passeio. Oferece monitoração 24 horas contra roubo por meio de sistema GPS e rede celular (em parceria com a TIM e Claro).

O sistema custa R$ 1.350 incluíndo instalação e primeira anuidade, e R$ 490 anual a partir do segundo ano, informa Rogério Leão Figueiredo, gerente corporativo. A empresa faturou R$ 7,5 milhões no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.