A OmniLink, que atua no mercado de rastreamento de veículos, anunciou uma parceria com a norte-americana Iridium que opera uma rede de satélites geoestacionários de baixa órbita para a transmissão de voz e dados voltado para o controle de frotas.
Hoje a OmniLink oferece serviços para empresas de carga e não carga (ônibus e táxis, guincho, etc), conta com mil clientes, rastreando cerca de 20 mil veículos. Segundo o presidente da companhia, Cileneu Nunes, o serviço com a Iridium permite maior velocidade e maior volume de dados.
A OmniLink dispõe de serviços com cobertura do satélite Inmarsat (para longas distâncias), serviço celular para zonas urbanas e um sistema misto que une celular e satélite, o Max 1460, conforme a necessidade de cobertura.
?Dos 3,6 mil clientes do Max 1460, estimamos uma migração de 600 para o novo serviço neste ano?, diz Nunes.
O sistema custa entre R$ 6 mil e R$ 7,5 mil e uma mensalidade de R$ 200 a R$ 250. A empresa estima vender em torno de 4 mil unidades em 2007.
A OmniLink foi fundada em 1999 e estima faturar neste ano R$ 48 milhões, sendo que no ano passado alcançou um faturamento de R$ 33 milhões.
Novidades em serviços
A gigante do setor, a Autotrac, com faturamento de mais de R$ 300 milhões, com 12 mil clientes (empresas de transporte) e em torno de 70 mil veículos, também prepara novidades para este ano e 2007.
Segundo o diretor de marketing Rodrigo Costa, a empresa tem investido bastante no serviços via internet tanto na comunicação com os clientes quanto no treinamento de usuários. No serviço Autotrac Caminhoneiro, por exemplo, a empresa lançou um site específico em que o cliente consulta informações sobre motoristas e veículos e contrata via internet.
Outra ferramenta lançada pela empresa é um site SATGR voltado para os embarcadores que podem ter acesso às informações da carga compartilhando informações com as transportadoras. Em 2007 a empresa vai lançar um produto específico para frota de táxis, diz Costa.
Atuando em outro nicho mas não menos disputado, existem empresas como a Crown Telecom voltada para veículos de passeio. Oferece monitoração 24 horas contra roubo por meio de sistema GPS e rede celular (em parceria com a TIM e Claro).
O sistema custa R$ 1.350 incluíndo instalação e primeira anuidade, e R$ 490 anual a partir do segundo ano, informa Rogério Leão Figueiredo, gerente corporativo. A empresa faturou R$ 7,5 milhões no ano passado.