Hackers usando técnicas de com spyware estão causando milhões de dólares em reembolsos às corretoras de valores norte-americanas que operam serviços online de baixo custo e cujos clientes foram vítimas de fraudes, informou a agência Reuters, tendo como fonte informações das próprias empresas.
A SEC- Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos informou que no começo de outubro tiveram início os ataques de hackers ao controle das contas dos clientes.
A TD Ameritrade Holding tornou-se nesta terça-feira, 24/10, a mais recente corretora a confirmar o problema. A empresa ? segundo a Reuters – informou que no terceiro trimestre os custos de reembolso a contas de clientes saqueadas por hackers atingiram os quatro milhões de dólares.
A E*Trade Financial conhecida corretora on line foi atacadas na semana passada, e estimou seu prejuízo em US$ 18 milhões no terceiro trimestre, devido à ação de hackers que roubaram identidades de clientes da empresa e movimentaram suas contas. Ambas as corretoras garantiram o reembolso das perdas.
O presidente-executivo da TD Ameritrade, Joseph Moglia, disse à Reuters que todos os responsáveis por roubo de senhas de clientes da empresa agiram por meio de computadores públicos, e não por invasão aos sistemas internos de computação da companhia. Ele disse que o prejuízo de quatro milhões de dólares "não é significativo".
Seminário discute o tema na terça-feira, dia 31
O projeto de lei estabelecendo uma legislação para crimes digitais como estes ocorridos nas Corretoras norte-americanas, vai ser discutido
no 2º Seminário de Segurança da Informação e Continuidade de Negócios, que a Converge Eventos e a revista TI INSIDE realizam no próximo dia 31 de outubro em São Paulo, na palestra da advogada Juliana Abrusio, da Opice Blum Advogados Associados.
Também faz parte da programação a palestra "O desafio das fraudes eletrônicas", que será apresentada por Carlos Affonso, diretor da Módulo.
Alem disso, o consultor Alexandre Dupont, da PriceWaterhouseCoopers ? Advisory Services sobre as ?Melhores Práticas na Elaboração do PCN – Plano de Continuidade de Negócios?, uma orientação prática para auditores, executivos e profissionais de segurança e TI.
O programa inclui ainda as palestras:
*Serviços Gerenciados de Segurança – Alexandre Silva Cezar – Consultor Especialista da NEC do Brasil.
* Segurança no mundo sem fio ? Silvia Paladino de Alcântara, gerente da área de Mobility Software da Nokia.
*Gerenciamento de Portfólio de Projetos em Segurança ? Antonio Gesteira e Viviane Oliveira, consultores da PriceWaterhouseCoopers ? Advisory Services.
*Continuidade negócios e recuperação de desastres ? Henrique Takaki, gerente de segurança de dados da Visanet.
* Case do Santander Banespa – Luiz Henrique A. Audi, coordenador da Superintendência de Segurança da Informação do Banco Santander Banespa.
Mais informações no site: www.convergeeventos.com.br