A análise dos cases inscritos no Prêmio Intranet Portal ao longo dos seus três anos – um conjunto significativo de mais de 120 iniciativas de todo o país – vem revelando o amadurecimento gradual, porém constante, do uso desses ambientes digitais no mercado corporativo brasileiro.
Dos muitos indícios para sustentar essa conclusão, dois surgem de forma emblemática:
•64% dos participantes afirmaram que o ambiente, além de veicular informações e conteúdos, também fornece acesso a outros sistemas corporativos, possibilitando que a organização a utilize para informar e otimizar processos;
•53% dos participantes disseram que a alta direção considera os ambientes algo muito útil e oferecem seu patrocínio, enquanto 30% responderam que os principais executivos tratam intranets e portais corporativos como algo crítico para os negócios.
É uma evolução significativa para um ambiente que, até a bem pouco tempo, não passava de um repositório de informações, normalmente sem relevância.
Ao mesmo tempo, os casos vencedores constituem soluções realmente avançadas, deixando claro qual o caminho para colocar a gestão da informação e do conhecimento a serviço de organizações mais ágeis, flexíveis e inteligentes – e, portanto, mais produtivas e eficazes.
Casos inscritos
O Prêmio Intranet Portal, que acontece anualmente desde 2008, é uma iniciativa do Instituto Intranet Portal – IIP (http://www.intranetportal.org.br), entidade fundada com o objetivo de fomentar, profissionalizar e reconhecer iniciativas de destaque no segmento. Os cases participantes passam pela avaliação de um júri independente, formado por profissionais renomados e com forte experiência, que atribuem notas a quesitos baseados em três pilares ("Colaboração", "Conteúdo" e "Integração em TI") e a duas dimensões (técnica e de resultados). A meta do Instituto, a partir do prêmio, é oferecer referenciais de real sucesso para o mercado, estimulando-o a avançar.
As informações fornecidas pelas empresas no ato da inscrição, mais as notas e considerações dos jurados, possibilitaram ao Instituto Intranet Portal reunir um inédito e vasto banco de informações sobre o cenário nacional, base dos levantamentos aqui apresentados. O IIP também preparou um relatório completo "Cenário Intranet Brasil 2008-2010", que será distribuído a seus associados.
PMEs com intranet de gente grande
Além de confirmarem o amadurecimento, ao colocar a lupa sobre os cases que participaram do Prêmio Intranet Portal, alguns paradigmas são quebrados, principalmente no que diz respeito à localização geográfica e ao porte das empresas. Quem pensa que intranets e portais corporativos são ambientes tão complexos e sofisticados que somente podem existir nos grandes centros e em empresas gigantescas, não está mais tão próximo da verdade. Apesar de São Paulo ainda responder por 40% das inscrições, nada menos que outros 14 estados, além do Distrito Federal, já contaram com representantes, com belas surpresas como Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul.
Em relação ao porte, a participação de empresas pequenas, com até 300 funcionários, já representa 20% do total, competindo em pé de igualdade com enormes corporações. Aliás, levando vantagem, na verdade, pois algumas dessas pequenas empresas ganharam o Grand Prix, a categoria máxima do Prêmio Intranet Portal (dos 5 troféus distribuídos nessa categoria ao longo dos 3 últimos anos, 3 foram para empresas pequenas e médias, enquanto 2 foram para organizações de grande porte – saiba mais sobre o prêmio e os casos vencedores em http://intranetportal.org.br/wp/premio-intranet-portal/).
Versões
Alguns participantes lançaram a primeira versão de suas intranets em 1995, ano em que se tem como referência o nascimento dessa tecnologia no mundo. Mas ainda constituem uma minoria. Já entre 1995 e 2000, diversas outras empresas colocaram a sua primeira versão no ar. Porém, uma informação interessante, e que mostra o crescimento do segmento, é que um número significativo de participantes implantou a primeira versão de sua intranet apenas a partir de 2008. Ainda sobre versões, mais de 70% das empresas já atualizaram o ambiente até três vezes.
Como prova final do amadurecimento das intranets e portais corporativos no mercado corporativo brasileiro é que 73% dos inscritos no Prêmio Intranet Portal fazem planejamento anual dos seus ambientes. Essa porcentagem é surpreendente, mesmo se comparada a pesquisas e estudos globais sobre o segmento. Como se sabe esses ambientes são orgânicos e demandam acompanhamento e planejamento regulares para que seja mantido o alinhamento ao negócio –único caminho para quem quer agregar real valor.
Os autores, Fernando Viberti e Ricardo Saldanha, são diretores do Instituto Intranet Portal