Intranet e portais corporativos no Brasil estão mais maduros

0

A análise dos cases inscritos no Prêmio Intranet Portal ao longo dos seus três anos – um conjunto significativo de mais de 120 iniciativas de todo o país – vem revelando o amadurecimento gradual, porém constante, do uso desses ambientes digitais no mercado corporativo brasileiro.
Dos muitos indícios para sustentar essa conclusão, dois surgem de forma emblemática:
•64% dos participantes afirmaram que o ambiente, além de veicular informações e conteúdos, também fornece acesso a outros sistemas corporativos, possibilitando que a organização a utilize para informar e otimizar processos;
•53% dos participantes disseram que a alta direção considera os ambientes algo muito útil e oferecem seu patrocínio, enquanto 30% responderam que os principais executivos tratam intranets e portais corporativos como algo crítico para os negócios.
É uma evolução significativa para um ambiente que, até a bem pouco tempo, não passava de um repositório de informações, normalmente sem relevância.
Ao mesmo tempo, os casos vencedores constituem soluções realmente avançadas, deixando claro qual o caminho para colocar a gestão da informação e do conhecimento a serviço de organizações mais ágeis, flexíveis e inteligentes – e, portanto, mais produtivas e eficazes.
Casos inscritos
O Prêmio Intranet Portal, que acontece anualmente desde 2008, é uma iniciativa do Instituto Intranet Portal – IIP (http://www.intranetportal.org.br), entidade fundada com o objetivo de fomentar, profissionalizar e reconhecer iniciativas de destaque no segmento. Os cases participantes passam pela avaliação de um júri independente, formado por profissionais renomados e com forte experiência, que atribuem notas a quesitos baseados em três pilares ("Colaboração", "Conteúdo" e "Integração em TI") e a duas dimensões (técnica e de resultados). A meta do Instituto, a partir do prêmio, é oferecer referenciais de real sucesso para o mercado, estimulando-o a avançar.
As informações fornecidas pelas empresas no ato da inscrição, mais as notas e considerações dos jurados, possibilitaram ao Instituto Intranet Portal reunir um inédito e vasto banco de informações sobre o cenário nacional, base dos levantamentos aqui apresentados. O IIP também preparou um relatório completo "Cenário Intranet Brasil 2008-2010", que será distribuído a seus associados.
PMEs com intranet de gente grande
Além de confirmarem o amadurecimento, ao colocar a lupa sobre os cases que participaram do Prêmio Intranet Portal, alguns paradigmas são quebrados, principalmente no que diz respeito à localização geográfica e ao porte das empresas. Quem pensa que intranets e portais corporativos são ambientes tão complexos e sofisticados que somente podem existir nos grandes centros e em empresas gigantescas, não está mais tão próximo da verdade. Apesar de São Paulo ainda responder por 40% das inscrições, nada menos que outros 14 estados, além do Distrito Federal, já contaram com representantes, com belas surpresas como Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul.
Em relação ao porte, a participação de empresas pequenas, com até 300 funcionários, já representa 20% do total, competindo em pé de igualdade com enormes corporações. Aliás, levando vantagem, na verdade, pois algumas dessas pequenas empresas ganharam o Grand Prix, a categoria máxima do Prêmio Intranet Portal (dos 5 troféus distribuídos nessa categoria ao longo dos 3 últimos anos, 3 foram para empresas pequenas e médias, enquanto 2 foram para organizações de grande porte – saiba mais sobre o prêmio e os casos vencedores em http://intranetportal.org.br/wp/premio-intranet-portal/).
Versões
Alguns participantes lançaram a primeira versão de suas intranets em 1995, ano em que se tem como referência o nascimento dessa tecnologia no mundo. Mas ainda constituem uma minoria. Já entre 1995 e 2000, diversas outras empresas colocaram a sua primeira versão no ar. Porém, uma informação interessante, e que mostra o crescimento do segmento, é que um número significativo de participantes implantou a primeira versão de sua intranet apenas a partir de 2008. Ainda sobre versões, mais de 70% das empresas já atualizaram o ambiente até três vezes.
Como prova final do amadurecimento das intranets e portais corporativos no mercado corporativo brasileiro é que 73% dos inscritos no Prêmio Intranet Portal fazem planejamento anual dos seus ambientes. Essa porcentagem é surpreendente, mesmo se comparada a pesquisas e estudos globais sobre o segmento. Como se sabe esses ambientes são orgânicos e demandam acompanhamento e planejamento regulares para que seja mantido o alinhamento ao negócio –único caminho para quem quer agregar real valor.

Os autores, Fernando Viberti e Ricardo Saldanha, são diretores do Instituto Intranet Portal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.