Em continuidade ao processo de modernização de sua infraestrutura tecnológica, visando melhorar a prestação de serviços aos órgãos da administração pública estadual, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) investiu R$ 462,46 mil na compra de um grupo gerador de energia. O recurso foi aplicado na compra e instalação do equipamento Heimer Silent.
De acordo com o presidente da Prodeb, Elias Sampaio, o novo grupo gerador faz parte de um conjunto maior de investimentos que vem sendo feito desde 2008 para dotar a companhia de maior capacidade de demanda. Além da aquisição de três grandes servidores corporativos, a Prodeb também investiu na aquisição de novos no-breaks e dois servidores blades.
"Assim que assumimos a atual gestão, detectamos que o grupo gerador de energia da Prodeb possuia mais de vinte anos de uso, além de estar acondicionado dentro de um container fechado, que não permite a plena manutenção", diz o executivo.
Sampaio explica que, com a chegada do novo gerador, ambos vão trabalhar em redundância e permitir uma revisão total do antigo gerador, que servirá como contigência, sem precisar parar o data center. Ele diz o novo equipamento vai modernizar toda a área de geração de energia da Prodeb.
Segundo o diretor de infraestrutura tecnológica da Prodeb, Napoleão Lemos, o novo grupo gerador é muito mais eficiente do que o anterior. "Os investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos pela Prodeb servem para dar maior capacidade de processamento, acesso, segurança e disponibilidade. Não podemos esquecer que grande parte dos serviços do Estado está migrando para a web e novos investimentos são cruciais para a disponibilização dos serviços de governo", conclui.
- Infraestrutura