Cerca de 40% dos posts do Facebook contém links e, aproximadamente, 10% desses posts são maliciosos ou contém spam. Com isso, os usuários regulares de redes sociais estão a apenas um clique de malware em vários momentos do dia. E mesmo com o foco em páginas individuais, um risco maior é apresentado pelas páginas de empresas e celebridades que recebem um volume muito alto de visitas diárias.
Por isso, a Websense está oferecendo recursos adicionais no suite de serviços de segurança do Defensio 2.0 para empresas. A solução reduz os riscos de segurança, produtividade e responsabilidade jurídica com a análise e classificação do conteúdo gerado por usuários e publicado em sites pessoais e corporativos, blogs, fóruns de usuários e sites de redes sociais.
A tecnologia também aumenta a qualidade das informações sobre ameaças disponibilizadas em tempo real para os produtos da Websense, incluindo o principal Gateway de Segurança Web da indústria.
O Defensio analisa mais de 2,5 milhões de comentários e dezenas de milhões de URLs por semana. Depois, a detecção e análise de ameaças da Web 2.0 é incorporada em todas as soluções da Websense baseadas no Advanced Classification Engine e Threatseeker Network. Com isso, os clientes são protegidos contra ameaças emergentes e conteúdo malicioso antes que eles se espalhem na web social e sejam detectados por soluções de segurança tradicionais.
O serviço é oferecido em uma versão pessoal e gratuita, usada por mais de 25 mil usuários de blogs e do Facebook, mas a Websense agora oferece novas versões específicas que atendem às diferentes necessidades de empresas. A nova versão do serviço inclui a remoção automática de conteúdo desagradável, seja conteúdo malicioso, spam ou obscenidades; uma necessidade para quem busca proteger a imagem de sua marca. Essa nova tecnologia reduz o trabalho de alto custo de equipes de marketing e segurança que, antes, teriam que retirar cada comentário com spam manualmente e investigar cada URL em um comentário ou post em busca de ameaças à segurança.
"A tecnologia Defensio 2.0 atende a uma necessidade enorme do mercado, uma vez que as redes sociais são cada vez mais integradas com o mundo dos consumidores e das empresas", diz Carl Mercier, diretor de desenvolvimento de segurança de rede social da Websense e fundador do Defensio. "Com a demanda crescente, os sites da web 2.0 são cada vez mais o alvo de ataques maliciosos e spammers. O Defensio 2.0 é a única tecnologia que analisa e protege o conteúdo gerado por usuários em redes sociais e blogs de empresas – e com isso o usuário ganha a capacidade e a flexibilidade para aproveitar de todo o poder das redes sociais com segurança" conclui.
- Conteúdo malicioso