O Android, sistema operacional para dispositivos móveis do Google, ultrapassou o iOS, da Apple, e assumiu, pela primeira vez, a liderança no mercado de download de aplicativos móveis. No segundo trimestre, o Android respondeu por 44% do total de apps baixados, enquanto que o iOS ficou com 33% de participação, de acordo com pesquisa da ABI Research. O número de aplicativos móveis baixados pelos usuários no mundo todo deve mais que triplicar neste ano, totalizando 29 bilhões, contra 9 bilhões de apps registrados em 2010.
Segundo o analista da ABI Research, Lim Shiyang, a estratégia do Google de fazer do Android uma plataforma de código aberto é o principal fator para o sucesso. Ele observou que ser uma plataforma livre possibilitou ao sistema operacional estar em uma base instalada de aparelhos muito superior que a do iOS, impulsionado a oportunidade de downloads de aplicativos móveis.
De acordo com a consultoria, atualmente o número de aparelhos com Android excede o de iPhones em uma relação de 2,4 para um. A projeção é que essa diferença aumente ainda mais, para uma proporção de três para um até 2016.