Ao contrário da Netflix e da Amazon.com, que estão produzindo cada vez mais os seus próprios conteúdos premium, a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, disse que o site de vídeos tem como foco principalmente ser uma plataforma para outros criadores.
A executiva deu a entender que YouTube provavelmente se manterá afastado da produção de filmes, séries, espetáculos etc. como tem feito o serviço de streaming da Netflix e a Amazon nos últimos anos.
"Não faz sentido fazermos da mesma forma que… Netflix e Amazon estão fazendo", disse Susan nesta terça-feira, 25, durante a WSJDLive 2016, conferência de tecnologia do The Wall Street Journal. "É um mercado competitivo. Eu não acho que já tenhamos visto essa quantidade de conteúdos produzidos como… agora."
Apesar do foco exclusivamente na plataforma, o YouTube está criando algum conteúdo para o seu serviço de assinatura anual, de US$ 10 por mês, o YouTube Red, que oferece músicas e vídeos sem publicidade, entre outras vantagens. O conteúdo, porém, é centrado nas estrelas existentes no YouTube, que podem atrair dezenas de milhões de pontos de vista sobre os seus vídeos — alguns sobre videogames, maquiagem etc., em grande parte voltados a jovens espectadores.
"Estamos focados na experiência do YouTube e o público do site", disse Susan. "Estamos trabalhando com as estrelas do YouTube para levar esse conteúdo para um próximo nível", ressaltou ela, dizendo que está otimista com reação inicial em relação ao YouTube Red, mas sem fornecer números de audiência.
Embora o YouTube tenha mais de 1 bilhão de usuários mensais em todo mundo, a empresa não tem um lucro significativo.