Recente pesquisa da KPMG revelou o aquecimento do mercado de fusões e aquisições, com dados importantes sobre o setor, especialmente entre as empresas provedoras de internet. Segundo o estudo, no primeiro trimestre deste ano, houve 250 operações no Brasil, número considerado recorde para os três primeiros meses do ano.
No entanto, é preciso abrir os olhos para algo muito importante: a pesquisa movimenta positivamente o setor, mas não representa efetivamente a grandiosidade desse mercado, visto que existe um lado extremamente ativo e invisível da fusão e aquisição no Brasil, especialmente em um segmento mais específico como o dos provedores de internet.
Segundo a KPMG, entre empresas de internet foram 63 operações no segundo trimestre, um crescimento de 80% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram identificadas 35 transações. O estudo disse também que das transações realizadas por empresas de Internet no Brasil no período, 36 foram domésticas, 23 foram aquisições por grupos estrangeiros e 4 de aquisições pelas empresas brasileiras no exterior.
Porém, para avaliar a real dimensão de tudo isso seria necessário ter acesso a todas as operações que se solidificam nos bastidores, onde contratos importantes, diversos deles de porte bem significativo, são estabelecidos entre os próprios provedores de internet, sem conhecimento público.
Ou seja: um dos principais consolidadores do mercado de provedor de internet é ele mesmo, o próprio provedor! E, se parte dele acontece na "coxia" do mundo corporativo, não há como dimensionar o tamanho de tudo isso. O fato é que com o setor sempre dinâmico, onde pequenas e médias empresas reagem positivamente aos percalços da economia, o mercado está ainda mais aquecido do que nunca.
Ainda segundo a KPMG, no acumulado do primeiro semestre de 2019, as empresas de Internet acumularam 116 operações de fusões e aquisições, sendo 69 domésticas, 7 por empresas brasileiras adquirindo empresas de estrangeiros e 40 aquisições por grupos estrangeiros. O número total nestes seis meses é 58,9% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando foram identificadas 73 operações de fusões e aquisições entre empresas de Internet, sendo 38 domésticas, 3 por empresas brasileiras adquirindo empresas de estrangeiros e 32 aquisições por grupos estrangeiros.
O mais importante é abrir os olhos para esse mercado em crescimento constante e, principalmente, compreender que o oceano é muito maior do que pintam no mapa. Já está mais do que na hora das empresas provedoras de internet ocuparem seu devido lugar nessa imensidão de possibilidades que as fusões e aquisições representam.
Droander Martins, CEO da Vispe Capital.