Em todo o setor de TI, há, atualmente, um sentimento generalizado de que estamos entrando em uma nova e empolgante era de inovação. Os profissionais estão finalmente deixando para trás o combate reativo que era necessário durante a pandemia e adotando uma abordagem mais proativa e estratégica para a inovação.
A "Agents of Transformation 2022", pesquisa mais recente da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, analisa a mudança do papel dos profissionais de TI em uma ampla gama de setores. "À medida que muitos países passaram do pior da pandemia e as organizações avançam para um mercado ainda turbulento e imprevisível, o relatório identificou as principais ferramentas, habilidades e suporte que necessários para prosperar no futuro e cumprir os objetivos de transformação digital das organizações", afirma João Fabio de Valentin, Head da AppDynamics para América Latina.
Organizações de todos os setores estão reconhecendo que, para atender às necessidades em constante evolução de clientes e funcionários, é preciso encontrar maneiras de incorporar a velocidade e a escala de inovação necessárias em suas operações. Os profissionais estão começando a ter uma visão de longo prazo da transformação digital e procuram implementar novas tecnologias, plataformas e processos que os ajudarão a fornecer uma transformação digital rápida e sustentável.
Reimaginando aplicativos com tecnologias nativas da nuvem
A pesquisa revela um amplo reconhecimento entre os profissionais globais de que as organizações precisarão reimaginar suas aplicações nos próximos 12 meses para atender às necessidades em constante mudança de clientes e funcionários, principalmente porque muitas organizações continuam no formato de trabalho remoto e híbrido.
E essas iniciativas de transformação digital serão predominantemente baseadas em uma mudança acelerada para arquiteturas aplicações modernas, com base em tecnologias nativas da nuvem, que podem fornecer a velocidade e a escalabilidade da inovação que agora são necessárias para competir. De fato, o Gartner prevê que as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025.
No entanto, embora a mudança para tecnologias nativas da nuvem ofereça enormes benefícios às empresas, os profissionais de TI estão compreensivelmente preocupados em incorporar essas novas tecnologias no que já é um ambiente de TI fragmentado e cada vez mais complexo. Muitas equipes já estão lutando para gerenciar a disponibilidade e o desempenho de TI em uma propriedade híbrida, sem a visibilidade completa e unificada necessária para identificar problemas rapidamente e corrigi-los antes que afetem os usuários finais. Ao mesmo tempo, os profissionais estão sendo bombardeados por dados de desempenho – 66% afirmam que se sentem sobrecarregados com o ruído dos dados.
A observabilidade full-stack é fundamental para o sucesso da transformação digital
É por isso que agora é tão essencial para os profissionais de TI implementar uma solução de observabilidade nativa da nuvem, para simplificar a complexidade das arquiteturas de aplicações nativas e fornecer visibilidade em arquiteturas nativas da nuvem altamente dinâmicas e complexas. "A pesquisa mostra que 96% dos brasileiros entrevistados afirmam que a observabilidade full-stack agora é essencial para a transformação sustentável e a inovação em sua organização. Para que possam entender adequadamente o desempenho das suas aplicações, eles precisam de visibilidade, seja nos serviços digitais de suporte, como microsserviços ou Kubernetes, ou nos serviços subjacentes de infraestrutura, como código IaC computação, servidores, banco de dados e rede", completa Valentin.
À medida que as organizações procuram reimaginar suas aplicações e aplicativos e acelerar seus planos de transformação digital, elas precisam garantir que estão fornecendo às suas equipes de TI as ferramentas necessárias para gerenciar a disponibilidade e o desempenho de maneira sustentável e completa – como as experiências que os usuários finais agora esperam o tempo todo.
Isso significa investimento em diversas áreas, desde segurança, disponibilidade e desempenho de aplicações até a criação de uma infraestrutura de TI resiliente e ágil e a vinculação do desempenho de TI aos resultados de negócios.
Estes são tempos emocionantes para os profissionais de TI, pois eles finalmente vão além do combate a incêndios e da pressão implacável dos últimos dois anos e passam a pensar nas incríveis possibilidades que estão por vir. No entanto, antes de se apressar em novas iniciativas de inovação e, em particular, na adoção em massa de tecnologias nativas da nuvem, eles devem garantir que tenham as ferramentas necessárias nos próximos anos. Isso evitará problemas sérios no futuro e permitirá que eles ofereçam o máximo impacto para suas organizações.