Anatel detecta impacto de VoIP sobre longa distância

0

A oferta do VoIP é recente, mas já começa a ter impacto sobre o tráfego de longa distância. O gerente geral de qualidade da Anatel, Gilberto Alves, destaca que a tecnologia surge como um grande fator de competição em um mercado em que as operadoras tradicionais detêm 80% dos terminais em serviço e 95% dos acessos.

Segundo dados da Anatel, houve um decréscimo de 3,3 bilhões de minutos para 2,4 bilhões de minutos entre janeiro e setembro deste ano no tráfego da telefonia de longa distância nacional. Entre as possíveis razões, segundo Alves, está o crescimento da telefonia IP.

O gerente disse que apesar de VoIP hoje ser uma tecnologia, e não serviço, que pode ser oferecida por empresas com licença de SCM, isto pode mudar: "No futuro, poderá evoluir para um serviço regulamentado, como modalidade à parte." Ele destaca, por exemplo, que as regras de qualidade, que não estão difinidas, deverão ser uma preocupação da agência.

3,5 GHz

Sobre novos serviços para as pequenas e médias empresas (PMEs) dentro dessa modalidade, Alves destaca que o leilão das freqüências de 3,5 GHz deve gerar novos serviços para esse segmento. "Em torno de 700 empresas compraram o edital e em 2006 novos serviços chegarão ao mercado", conclui.

O gerente da Anatel participou do IV Seminário Serviços Corporativos, promovido pelas revistas TELETIME e TI Inside, nesta quinta, 2511, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.