O segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) traz boas oportunidades às operadoras. São clientes que precisam de serviços customizados e são bastante sensíveis aos custos.
Uma pesquisa realizada pela Ciesp (Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo) entre seus associados mostrou que a maioria das pequenas empresas não vê necessidade imediata de banda larga para seus negócios.
"É um serviço novo e não há informação sobre sua importância. As operadoras são pouco agressivas nesse segmento", disse Verner Dittmer, diretor da Ciesp, durante o IV Seminário Serviços Corporativos, promovido pela TELETIME E TI Inside.
Entre as prioridades da oferta da Brasil Telecom para o segmento de PMEs, segundo Eugênio Pimenta, diretor de produtos, estão a banda larga, VoIP e hospedagem de sistemas.
Ele destaca que as pequenas empresas gastam apenas 3% de seu orçamento com telecomunicações. "Existe um grande mercado e muitas ofertas para esse segmento hoje pouco atendido", afirmou. Entre as oportunidades ele aponta a integração da telefonia fixa com a móvel, multiconferência (internet, vídeo e web) e telefonia IP corporativa.