De olho no crescimento do mercado de cloud computing – ou "computação em nuvem" –, a IBM anunciou a criação de uma consultoria especializada para a implantação desse novo conceito, que envolve uma rede massiva de servidores físicos ou virtuais – uma nuvem – para a alocação de um ambiente de computação. Com isso, a empresa pretende dar maior visbilidade ao cloud computing e aumentar a adoção pelas empresas, já que ele ainda é basrante questionado dentro das organizações.
A partir da divisão IBM Business Consulting Services para cloud computing, a companhia utilizará um modelo econômico para avaliar o custo total para a implantação da computação em nuvem e para migração dos dados e aplicações.
Além disso, a IBM anunciou novos serviços para ajudar os clientes a instalar, configurar e entregar cloud computing no interior dos data centers das empresas.
Segundo a empresa, a utilização de cloud computing faz com que os clientes economizem até 80% de espaço e 60% de gastos com consumo de energia e refrigeração.
- Aposta em novo mercado