O mercado de soluções de CRM no Brasil deve fechar o ano com US$ 214 milhões, considerando as vendas de licenças de software, contratos de manutenção e suporte e serviços profissionais, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria Applied Scientific Methods (ASM). A cifra, se confirmada, representará um crescimento de 14% em reais na comparação com 2007.
A perspectiva, segundo a empresa, é que o nível de adoção de soluções de CRM aumente consideravelmente no país nos próximos anos, impulsionado pelos setores de alimentos e bebidas, utilidades, serviços, varejo e, principalmente, pelo bancário. Isso porque, acordo com Bruno Rossi, consultor da ASM Brasil, comparativamente aos bancos norte-americanos e europeus, a adoção de soluções de CRM no setor bancário brasileiro ainda é bastante tímida. E entre as grandes empresas que ainda não possuem CRM, cerca de 30% pretendem investir nessas soluções em 2009
Segundo o consultor, que apresentou o estudo durante o 2º Seminário de CRM, realizado nesta terça-feira, 25, pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações, no Brasil, as implementações de soluções de CRM envolvem geralmente 40% a 50% de investimentos em licenças de software e o mesmo montante em serviços. Mas neste ano, segundo ele, 5% do total movimentado com vendas de software de CRM estarão atrelados à modalidade de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).
A pesquisa da ASM mostra que no rol de prioridades de investimentos das 500 maiores empresas no Brasil neste ano, as soluções de ERP devem liderar com 35%, seguida por de BI, com 19%, e CRM com 11%, ficando os gastos com infra-estrutura de TI com 8% e SO com 4% – os 24% serão distribuídos entre outros itens. Já para 2009, as soluções de ERP novamente saem na frente, com 33% dos gastos, BI/Balanced Scorecard, com 17%, a consolidação de infra-estrutura de TI, com 16%, e CRM, 10%. Na seqüência vêm SOA, com 6%, e outros itens, 19%.
De acordo com Rossi, somente 14% das empresas de médio porte no Brasil utilizam aplicações de CRM. E entre as médias empresas, o segmento da indústria química é o que apresenta as maiores taxas de intenção de investimento em soluções de CRM para 2009 – cerca de 40% das empresas planejam realizar investimentos nessas ferramentas. "Ainda em 2009, cerca de 30% das empresas de médio porte do segmento de Varejo pretendem investir em soluções de CRM, com concentração em ferramentas analíticas", afirma ele.
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