A Opera realizou uma pesquisa com 300 mil usuários de seu navegador móvel Opera Mini durante o mês de outubro para conhecer melhor o comportamento deles frentes às novas mídias digitais. Foram entrevistados jovens entre 18 e 27 anos de 13 países: Brasil, EUA, China, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Índia, África do Sul, Polônia, Ucrânia, Nigéria, Indonésia e Vietnã. Além de perguntas básicas, como "você já compartilhou fotos pelo celular?", a pesquisa inclui outras um tanto inusitadas ("você já procurou um livro na biblioteca?" ou "você já convidou alguém para sair por SMS?").
Dentre os entrevistados brasileiros, a maioria (67,9%) disse que navegou na internet pela primeira vez quando tinha entre 11 e 20 anos. Essa foi a faixa etária campeã em todos os outros países. O que apresentou maior percentual de pessoas que conheceram a Internet quando tinham entre 0 e 10 anos foi nos EUA: 39,9%. Da mesma forma, em todos os países, a maioria dos entrevistados ganhou seu primeiro telefone celular quando tinha entre 11 e 20 anos. No Brasil, o percentual foi de 85,2%.
Sobre o comportamento com o celular, 56,9% dos brasileiros entrevistados disseram que costumam navegar quando estão usando transporte público. Esse foi o menor índice dentre os 13 países. A campeã nesse quesito foi a Rússia: 96,4%. Quando perguntados se já haviam experimentado mobile blogging, 40,2% dos entrevistados brasileiros disseram que sim. O maior índice foi registrado entre os usuários chineses: 51,1%. A respeito do uso do celular para compartilhar fotos, 69,8% dos brasileiros disseram que já fizeram isso. Entre os norte-americanos, o percentual foi de 89,6%. Os alemães e os chineses são os que mais paqueram pelo celular: 84,4% dos entrevistados em ambos os países disseram que já convidaram alguém para sair via SMS. No Brasil, o percentual é de 71,9%.
A pesquisa também perguntou se os usuários do Opera Mini possuem amigos virtuais que nunca conheceram ao vivo: 76,2% dos brasileiros disseram que sim. O maior percentual foi registrado entre os nigerianos: 88,7%. A respeito do anonimato na internet, 28,4% dos brasileiros entrevistados responderam que o consideram positivo; 41,8% têm sentimentos conflitantes sobre o tema; e 17,7% vêem como algo negativo.
Hábitos analógicos
A Opera aproveitou a oportunidade para fazer perguntas sobre hábitos antigos que teoricamente estariam perdendo força na era digital. Questionados se alguma vez já mandaram uma carta pelo correio, 64,8% dos brasileiros disseram que sim e 33,7%, não. Na Indonésia, na Índia, na Nigéria e na África do Sul o percentual de entrevistados que nunca mandaram cartas pelo correio foi maior que 50%. Outra pergunta curiosa: você já procurou por um livro em uma biblioteca? No Brasil, 81,7% dos entrevistados responderam positivamente. Por fim, a Opera quis saber sobre a frequência de leitura de jornais em versão impressa. No Brasil, 37,1% disseram que lêem jornais impressos "às vezes", enquanto 30,6% responderam "raramente"; 25%, "frequentemente"; e 7,3%, "nunca".
- Serviços móveis