As empresas ganharam mais uma semana para entregar a Declaração de Créditos Tributários e Fiscais (DCTF) ao Fisco. Por causa de problemas técnicos registrados no site da Receita Federal, o órgão prorrogou o prazo de envio da declaração para a próxima quarta-feira, 30. As multas por atraso na entrega da declaração serão automaticamente canceladas pela Receita Federal.
O prazo original de entrega acabaria na quarta-feira, 23. No entanto, dificuldades no recebimento das declarações começaram a ser registradas desde o fim da tarde daquele mesmo dia. O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) tem enfrentado problemas para abertura de atendimentos há pelo menos três dias.
Enviada todos os meses pelas empresas, a DCTF contém as informações relativas aos tributos apurados, pagamentos, eventuais parcelamentos, a compensações de créditos e aos casos em que a cobrança está suspensa. No e-CAC, o contribuinte pode resolver pendências com o Fisco e atualizar dados pela internet sem necessidade de ir a postos da Receita.
A Receita informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os problemas no recebimento da DCTF e no acesso ao e-CAC têm a mesma causa, mas a origem das dificuldades ainda não foi identificada. O órgão apenas informou que o problema não afeta seus sistemas internos, apenas os computadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo a Receita, técnicos do Serpro continuam a trabalhar para resolver o problema. O órgão, no entanto, não informou prazo para que as falhas sejam sanadas. As informações são da Agência Brasil.