A Black Friday fechou o dia com o faturamento em mais de R$3,1 bilhões – valor 34,18% menor que no mesmo período do ano passado. Este número é resultado dos mais de 4,7 milhões de pedidos, cerca de 28,24% menor do que em 2021. O levantamento exclusivo considera o período de vendas de quinta-feira, 24, às 0h00 até esta sexta-feira, 25, às 19h.
Os dados são do monitoramento Hora a Hora da Confi Neotrust, empresa de inteligência de dados com foco em e-commerce, em parceria com a ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos. Segundo o balanço do Hora a Hora, as categorias que mais faturaram no dia anterior à Black Friday foram: Eletrodoméstico, telefonia, eletrônicos, informática, moda e acessórios.
Do período da 0h da quinta-feira (24) até a tarde desta sexta-feira (25), o e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 3,1 bilhões em transações, com um ticket médio de R$ 657,27 – ambos os dados são 34,18% e 8,29% menores do que o ano passado, respectivamente.
"Estamos vendo uma Black Friday bem fraca no e-commerce brasileiro, com resultados abaixo do ano anterior quando comparamos com o mesmo período. A queda tem atingido não somente o faturamento, mas também o número de pedidos vendidos e o ticket médio. Uma categoria que se destacou até agora é a de eletrodomésticos – que está à frente da categoria de telefonia que perdeu 5 pontos percentuais de participação em relação ao mesmo período em 2021. Além de eletrodomésticos, as categorias Moda e Acessórios também estão se destacando" comenta a Head de Inteligência da Confi Neotrust, Paulina Dias.
Já em total de fraudes evitadas pela ClearSale no e-commerce brasileiro, o valor chega a R$ 25 milhões, totalizando 20.297 ações fraudulentas evitadas até o momento. Para o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, mesmo com a baixa nas vendas no e-commerce, o cenário ainda é propício para os golpistas. "Fizemos uma projeção de que evitaríamos cerca de R$ 50 milhões na Black Friday. Segundo os dados apurados até o momento, há uma tendência em atingir esse número, mesmo que a data, em relação às vendas, esteja mais fraca, comparada ao último ano. Isso é uma amostra de que, sim, os fraudadores sempre estão atrás de novas oportunidades, ainda mais quando consideramos o crescimento do Pix como forma de pagamento neste ano", comenta o executivo.
Meios de pagamentos mais utilizados na Black Friday
Em relação aos meios de pagamentos durante a Black Friday os mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (47,90%), seguido e-wallet, cashback, débito e (26,82%); já o PIX, uma grande tendência para este ano, somatiza 15,58%, e o boleto bancário perde espaço atingindo 9,70%.
Monitoramento Hora a Hora
Com o intuito de acompanhar os movimentos e ajudar empresas e consumidores, a empresa, em parceria com a Confi.Neotrust, está monitorando, de hora em hora, as tentativas de fraudes e outros indicadores do varejo eletrônico brasileiro durante a Black Friday. O monitoramento dos indicadores de vendas do e-commerce é feito via site oficial, diariamente no mês de novembro, e de hora a hora durante o período da Black Friday (24/11 a 27/11). Para ter acesso às informações, é necessário realizar a inscrição via: blackfridayhorahora. com. br. Na segunda-feira (28), as empresas irão divulgar o balanço geral de Mapa da Fraude e Cyber Monday.