O uso de avatares virtuais deve se popularizar ainda mais nos próximos anos. De acordo com a pesquisa da Emergen Research, o mercado global deve alcançar a fatia de US$ 527,58 bilhões até 2030, o que representa um crescimento de 46,4%. Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil está entre os principais players que vão impulsionar o setor. A tendência já pode ser constatada pela adesão de representantes digitais não mais somente pelo varejo, mas também por celebridades.
"A experiência de avatares virtuais no varejo já existe há quase 20 anos e tem como referência a Lu do Magalu, uma das mais conhecidas no Brasil. Até então, a estratégia era apenas humanizar a experiência do cliente com a marca. Agora, entre as celebridades, a ideia é otimizar tempo e criar uma espécie de onipresença, em que o artista possa assumir ainda mais compromissos com sua imagem", disse Rodolfo Santana, criador e diretor criativo do Avatar Studio, empresa especializada em dar vida à criações virtuais, parte da Tapps Ventures.
Santana observa ainda que os avatares virtuais tendem a gerar engajamento até três vezes maior do que os demais perfis nas redes sociais. "Um exemplo claro é a Miquela, personagem virtual criado em 2016, e que tem mais de 280 mil inscritos no Youtube. As empresas pagam, pelo menos, R$48,4 mil, para que Miquela cite suas marcas nas redes".
Além disso, ele destaca a produção de conteúdo assertivo, como vantagem para as marcas. "Neste caso, não há risco de atrelar a imagem a algum influenciador real, que possa ter uma conduta fora das redes, que desabone a marca. Tudo é alinhado e produzido de acordo com a estratégia definida e isto fica apenas no ambiente das redes", comentou.
Outra tendência observada pelo especialista é a sustentabilidade, principalmente aplicada ao mercado da moda. "Neste caso, os avatares são usados para desfilar coleções inteiras, mesmo antes da produção. Essa é uma mudança importante para diminuir a pegada de carbono associada a este tipo de evento", ressaltou.
A qualidade do avatar é outro fator importante. De acordo com Santana, em meio a novas criações, a diferenciação é fundamental. "Nossos avatares são criados com tecnologia 3D para vídeos, com base em movimentos reais, refletindo a tecnologia aplicada no cinema. Isto garante qualidade e naturalidade, principalmente quando se trata de um avatar de uma celebridade. Também há outros fatores, como a voz, que deve ser perfeita, para que o conteúdo desenvolvido seja o mais real possível, gerando atratividade e encanto", finalizou.