Com o avanço da transformação digital, as empresas enfrentam um volume crescente de dados e novas exigências regulatórias. Embora as organizações estejam cada vez mais cientes da necessidade de uma gestão adequada de informações, a Dedalus, líder em serviços de Cloud e Data & AI, reportou que 80% das empresas com as quais interagiu, de janeiro a setembro de 2024, não possuem governança de dados. Diante desse cenário, eleva-se o risco de vulnerabilidade das empresas para possíveis brechas de segurança ou no controle dos conteúdos, o que pode comprometer seus resultados.
A metodologia tornou-se tão essencial que o Governo Federal brasileiro publicou, em setembro deste ano, um decreto que cria a Estratégia Federal de Governo Digital e a Infraestrutura de Dados (IND). Entre as diversas ações da medida, está a criação de um Comitê de Governança Digital por órgãos e entidades da administração pública para deliberar sobre o uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação.
Base sólida para implementação de novas tecnologias
A Dedalus tem se posicionado como uma parceira estratégica para empresas que buscam integrar a governança em suas operações. Na prática, a empresa oferece a implementação de processos de gestão, garantindo a qualidade, segurança e compliance necessários para impulsionar a transformação digital e a utilização de tecnologias avançadas, como a IA generativa. De acordo com levantamento da companhia, 70% dos clientes que iniciam projetos ou reprojetos de governança de dados o fazem com o objetivo de criar uma base sólida para a implementação segura dessas novas tecnologias.
Roberto Boclin, arquiteto de dados e inteligência artificial da Dedalus, destaca a importância dessa prática: "A governança é importantíssima para qualificar e certificar os dados disponíveis. Cada um deles tem uma história que é essencial para extrair insights de negócios". Essa abordagem permite que as empresas tenham uma visão agnóstica às plataformas de cloud, com 60% dos clientes preferindo ferramentas que permitam uma visão multi (cloud, data e AI).
Boclin também compartilha que 100% dos clientes apoiados pela Dedalus na implementação de dados relataram resultados positivos nos três primeiros meses. Além disso, 80% priorizam a métrica de qualidade de dados em seus projetos e processos de governança e todos pretendem que o método abranja também os modelos de IA destacando a relevância dessa abordagem para garantir resultados cada vez mais precisos e eficientes.