Não há, principalmente no mundo dos negócios, quem não fale sobre Inteligência Artificial e Inteligência Artificial Generativa que, em linhas gerais, é um braço da IA que tem como objetivo gerar conteúdo original e autônomo, sendo capaz de aprender, de forma veloz, com grandes volumes de dados e produzir produtos personalizados.
O ponto é que vemos muitas (mas, muitas mesmo) empresas abordando o tema ou tentando surfar nessa onda sem saber como aplicar esse recurso no mundo real. É claro que fomentar as discussões é muito importante, mas também não podemos esquecer da relevância de mostrar projetos reais por meio da GEN IA.
Aqui dentro da GOK, a premissa aplicada antes de qualquer passo é ouvir, de forma aprofundada o negócio do cliente, quais são seus desafios e quais foram as tentativas já aplicadas no sentido de desenvolver projetos por meio da IA. Somente a partir daí será possível criar soluções aplicáveis.
Outro ponto que devemos levar em consideração é quais são os objetivos que desejamos obter por meio desses novos projetos. Sem ter claros os objetivos e as métricas a serem observadas, o projeto poderá se perder e, pior, gerar o escoamento desnecessário de verbas.
Por isso, antes de sair contratando desenvolvedores ou agências, tenha claro, para toda a companhia: qual é o problema a ser resolvido (ou, melhor ainda, a oportunidade a ser explorada); quem serão os profissionais impactados; quais áreas devem ser envolvidas no projeto; quais são os resultados esperados com o projeto; e até mesmo qual será o tempo de aplicação da nova solução.
Por fim, listo aqui problemas reais que já foram sanados por projetos que foram criados por nosso time, como automatização e análise de uma grande quantidade de dados; traçar perfis de consumidores de forma altamente personalizada; e até mesmo a geração de pushes para promoções e ativações que impactaram diretamente os resultados da empresa – além de muitos experimentos tanto de indivíduos quanto de times internos nos quais temos experimentado muita coisa boa e logo traremos mais novidades.
E você, já sabe quais são os projetos reais onde a GEN IA poderá ser sua aliada nos negócios?
Rudah Galli, CRO da GOK.