Evento acontece nesta terça-feira, 26, reunindo ministros e secretários de 25 países para debater governo digital em Brasília

0

Ministros e secretários de Governo Digital de 25 países da América Latina e Caribe e diversos representantes de organizamos internacionais se reúnem, nesta terça e quarta-feira (26 e 27 de novembro), em Brasília, na 8ª Reunião Ministerial da Rede Interamericana de Governo Digital (Rede Gealc). O encontro debaterá políticas públicas voltadas para a transformação digital do Estado e para a inclusão de populações mais vulneráveis.

A abertura do evento será realizada terça (26), a partir das 8h30, com a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do secretário-executivo do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Luiz Fernandes; secretário de Governo Digital do Chile (país presidente da Rede Gealc em 2024), José Inostroza; da representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  Paula Acosta Márquez; e o diretor do Secretariado do Comitê Presidencial da Plataforma Digital do Governo da Coreia do Sul, Bo Ram Suh, entre outros. O evento será transmitido pelo canal no YouTube do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Pautas do evento

O principal objetivo da reunião é estabelecer ações conjuntas entre países que fazem parte dessa Rede, promover a cooperação e discutir direções e tendências de governo digital. Entre os temas que serão discutidos estão a implementação do acordo do Mercosul que reconhece assinaturas digitais entre países do bloco, interoperabilidade, inovação governamental e uso de tecnologias emergentes, o uso estratégico de dados, Inteligência Artificial (IA) e cibersegurança.

Como país anfitrião do evento, o Brasil terá a oportunidade de apresentar as suas iniciativas voltadas para a ampliação do governo digital, como a Infraestrutura Pública Digital (IPD) voltada para a identificação do cidadão, trabalho realizado a partir da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), e a plataforma GOV.BR. Além disso, o país também apresentará a recém-criada Infraestrutura Nacional de Dados (IND), que constitui um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas e ativos de informação, com vistas a promover o uso estratégico dos dados em posse dos órgãos e entidades do governo federal.

Um dos pontos principais do evento será a divulgação da Declaração de Brasília. Esse documento foi elaborado e será assinado em conjunto entre todos os representantes da Rede ao final da reunião. A proposta é estabelecer um acordo de boas práticas em governo digital a ser seguida por todos os países da região, utilizando o potencial transformador da tecnologia como um catalisador para o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, com um olhar de não deixar ninguém para trás.

Parceria Brasil – Uruguai

Durante o evento será apresentada a parceria entre Brasil e Uruguai para fortalecer o uso de serviços transfronteiriços entre os dois países. Desde outubro de 2024, brasileiros já podem usar a sua Conta GOV.BR para o acesso totalmente digital a 36 serviços da Agência Reguladora de Energia e Água (URSEA) do país vizinho, o que beneficia fabricantes ou importadores, por exemplo.

Para realizar o processo de autenticação no portal de serviços do Uruguai, é necessário ter uma conta ouro no GOV.BR. Para se obter uma conta nesse nível, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Até o momento, o GOV.BR possui mais de 162 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.

Premiação

Durante a reunião, ainda ocorrerá a premiação ExcelGob, um reconhecimento das melhores soluções implementadas pelos governos na América Latina e Caribe para uma gestão pública centrada nos cidadãos. Serão premiadas duas categorias: transformação digital e serviços digitais transfronteiriços. Entre as sete iniciativas brasileiras que concorrem ao prêmio está a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), que tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas a temática de Governo Digital no setor público.

A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis no site da Rede Gealc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.