Relatório aponta avanços e inovações no Open RAN

0

À medida que a indústria de telecomunicações adota o potencial transformador das Redes de Acesso Rádio Abertas (Open RAN), a 5G Americas, a voz da 5G e além nas Américas, anuncia a publicação de seu mais recente relatório técnico, Tendências e Desenvolvimentos no Open RAN.

"O Open RAN está transformando positivamente a dinâmica das redes móveis, permitindo que os operadores criem redes flexíveis e com múltiplos fornecedores, aumentando a eficiência e impulsionando a inovação", disse Mark Grayson, Cisco Fellow e co-líder do grupo de trabalho da 5G Americas para este relatório.

O relatório apresenta as mais recentes percepções sobre como o Open RAN está evoluindo, desde as primeiras implantações em novas redes (greenfield) até sua ampla adoção em redes existentes (brownfield). Essa evolução permite que os operadores integrem o Open RAN à infraestrutura atual, potencialmente reduzindo os custos de capital e operacionais, com a expectativa de melhorar o desempenho e a escalabilidade. Com mais de 50 implantações em mais de 20 países, o Open RAN está redefinindo a conectividade móvel em todo o mundo.

Tendências e Desenvolvimentos no Open RAN aborda os seguintes tópicos essenciais:

• Eficiência Energética: Novas especificações do Open RAN habilitam recursos como modos avançados de suspensão e ativação seletiva de canais, reduzindo o consumo de energia e contribuindo para a sustentabilidade da rede.

• Beamforming Aprimorado: O Beamforming baseado em Sinal de Referência para Demodulação (DMRS-BF) otimiza o desempenho do uplink e permite um uso mais eficiente da largura de banda de fronthaul, especialmente em cenários com restrição de capacidade.

• Soluções de Segurança: Com foco em Arquitetura de Confiança Zero (Zero Trust Architecture – ZTA), o relatório destaca a adoção da criptografia MACsec em redes de fronthaul, garantindo uma comunicação segura e confiável.

• Novos Casos de Uso: A adaptabilidade do Open RAN promove novas aplicações, desde automação em nuvem até conectividade empresarial e integração com Redes Não-Terrestres (NTN), incluindo suporte a satélites, que expandem a conectividade para áreas remotas e desatendidas.

• Maturação das Tecnologias RAN: À medida que as tecnologias RAN amadurecem, os Controladores Inteligentes de RAN (RICs) tornam-se fundamentais, possibilitando a programabilidade por meio de xApps e rApps. Essa evolução aprimora a automação e a otimização da rede, permitindo que os operadores de rede móvel gerenciem e ajustem dinamicamente os recursos da rede para atender às demandas dos usuários.

• Expansão do Ecossistema: A rápida expansão do ecossistema Open RAN promove a colaboração entre fornecedores de chipsets, provedores de hardware e integradores de sistemas. Esse crescimento é impulsionado por implantações globais, mudanças na indústria em direção a redes abertas e interoperáveis e fortes parcerias, como as da O-RAN Alliance e ETSI, com apoio de iniciativas do governo dos EUA para aprimorar testes e interoperabilidade.

Além disso, o relatório destaca o compromisso da 5G Americas em apoiar o ecossistema Open RAN, enquanto os players da indústria trabalham em direção a um ambiente de rede mais versátil, seguro e harmonizado globalmente. Ele também oferece uma visão das pesquisas em andamento pelo grupo de pesquisa Next Generation (nGRG) da O-RAN ALLIANCE sobre princípios abertos e inteligentes para o RAN, essenciais para a 6G.

"O Open RAN está derrubando barreiras proprietárias, promovendo a interoperabilidade entre múltiplos fornecedores e fomentando a escalabilidade nativa da nuvem. Esse momento reflete o compromisso da indústria com a inovação e, com a contínua adoção desde redes greenfield até brownfield e novos segmentos, o Open RAN está prestes a redefinir a eficiência e a sustentabilidade das redes no futuro", disse Gaurav Sehgal, Gerente Sênior de Marketing de Produto na Mavenir e colaborador da 5G Americas.

"O design interoperável do Open RAN marca uma nova era de inovação, impulsionando um ecossistema dinâmico que beneficia tanto os operadores quanto os consumidores", disse Sanil Ramachandran, Diretor de Tecnologia da Divisão de Redes da Samsung Electronics America e co-líder do grupo de trabalho de Open RAN da 5G Americas.
Para mais detalhes e acesso ao relatório completo, visite o site da 5G Americas.

Para baixar o estudo clique aqui

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.