A Visa está reforçando a gestão de Risco como peça central da sua estratégia de Value Added Services no Brasil (VAS). Dentro da companhia, a área de VAS é encarregada de oferecer tecnologias e serviços que permitem aos emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais integrar, de forma personalizada, soluções como aceitação, emissão, consultoria, open banking e gestão de risco em suas estratégias. Para se ter ideia, das 250 soluções da Visa disponíveis globalmente, as relacionadas à gestão de Risco são as mais procuradas pelos parceiros brasileiros da companhia.
A Visa reconhece que a digitalização dos meios de pagamento abre oportunidades de negócios que vão além das transações, beneficiando toda a indústria. A própria área de VAS cresce com maior rapidez do que o principal negócio da empresa, os pagamentos de consumidores, impulsionada pelos 7 bilhões de dólares em receita no ano fiscal de 2023.
"Identificamos na indústria de meios de pagamento uma demanda crescente por soluções aprimoradas de segurança e gestão para as transações. Como uma empresa global de tecnologia, nossos 60 anos de experiência permitem aplicar com maior agilidade os aprendizados de outros mercados em localidades com altos índices de fraude. Dessa forma, esperamos que o nosso serviço de Risco continue contribuindo para a segurança dos parceiros da Visa", explica a diretora executiva de Risco da Visa do Brasil, Adriana Umeda.
A companhia oferece um portfólio abrangente de soluções avançadas, que complementam e fortalecem a estratégia de Risco. As principais são:
- Visa Advanced Authorization (VAA): uma ferramenta que monitora e avalia as
autorizações na VisaNet em tempo real, ajudando os emissores a identificar e responder
rapidamente a padrões e tendências de fraude;
- Visa Risk Manager (VRM): plataforma online que permite aos emissores gerenciar regras de
segurança em tempo real, monitorando compras de alto risco e reportando transações
suspeitas que necessitam de investigações mais detalhadas;
- Decision Manager: solução destinada aos estabelecimentos comerciais, ajudando a otimizar autorizações por meio de pontuações digitais baseadas em mais de 68 bilhões de transações processadas anualmente pela Visa;
- VAAI Score: utiliza inteligência artificial generativa para atribuir uma pontuação de risco às transações em tempo real, mitigando ataques de enumeração.
Entretanto, não é de agora que a Visa está investindo no seu serviço de gestão de Risco.
Para se ter ideia, nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de US$ 10 bilhões em tecnologia, incluindo a redução de fraudes e o aumento da segurança da rede, o que reflete a necessidade de desenvolver novas formas de apoiar os emissores por meio de soluções avançadas e explica o maior enfoque da companhia no serviço de Risco, que conta com atualizações constantes orientadas pela equipe da Visa.
É por meio dessa estratégia que a Visa reforça sua atuação na redução do tempo de resposta a ameaças. Somente no ano fiscal de 2023, as soluções de risco da Visa ajudaram a bloquear proativamente US$ 40 bilhões em fraudes, evitando que muitos portadores de credenciais sequer soubessem que estavam sob risco de uma possível transação fraudulenta.
"Os emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais valorizam nossas soluções e contam conosco para continuarmos desenvolvendo-as de forma cada vez mais personalizada. Entendemos que, atualmente, o sucesso dos negócios passa necessariamente pela gestão de risco, o que gera uma demanda cada vez maior por serviços de valor agregado nessa área. Com essa estratégia, nos adequamos às necessidades do mercado e continuamos entregando tecnologia inovadora para os nossos parceiros", finaliza Umed.