O Congresso Nacional aprovou ontem, 25/1, a criação do Parque Capital Digital, um pólo de empresas de informática e comunicação, que absorverá mão-de-obra especializada, que pretende gerar aproximadamente 40 mil novos empregos, e investimentos iniciais de R$ 5,8 bilhões, das empresas-âncoras, entre elas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que segundo os responsáveis pelo Projeto, já confirmaram presença no Parque.
Este é um projeto criado pelo Governo do Distrito Federal por meio da lei complementar nº. 679/DF. O empreendimento visa transformar o Distrito Federal em um Centro de referência em tecnologia da informação no país.
O Sindicato das Indústrias da Informação do DF – Sinfor -, que patrocinou os estudos em parceria com outras entidades, e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net -, estão unindo esforços a fim de firmarem um convênio nacional para dar transparência à ação do projeto.
Para Antônio Fábio Ribeiro, presidente do Sinfor, ?este projeto é uma vitória para a população de Brasília e para o Brasil. Ele proporcionará a ampliação dos investimentos na área de Tecnologia da Informação, gerando a abertura e expansão de empresas do setor. Agora, a cidade que já possui uma infra-estrutura educacional excelente, contará com mais empregos?.
Área reservada
Foi criada uma área com cerca de 130 hectares na zona urbana de uso controlado, entre a Rodovia DF-003, o Parque Nacional de Brasília e a Granja do Torto para o desenvolvimento do projeto.
Segundo Manuel Matos, presidente da Camara-e.net, ?o Parque Capital Digital muda o eixo do comércio eletrônico no Brasil. Os grandes players mundiais abrirão suas portas aqui e é preciso estar preparado para isto. A Camara-e.net e o Sinfor trabalharão juntos para trazer estes players para Brasília?.