Intel anuncia criação de chip de 45 nanômetros

0

A Intel acaba de anunciar um importante marco no desenvolvimento da tecnologia lógica de 45 nanômetros. A empresa divulgou ter produzido o que se acredita ser o primeiro chip SRAM (Static Random Access Memory) a utilizar a tecnologia de 45 nanômetros, sua próxima geração de semicondutores com processo de produção em larga escala. Atingir esse marco significa que a Intel está a caminho de produzir chips com essa tecnologia usando wafers de 300 milímetros e dar continuidade ao objetivo de desafiar os limites da Lei de Moore, apresentando uma geração de novos processos a cada dois anos.

A empresa, que hoje é a líder da indústria em volume de produção de semicondutores com tecnologia de 65 nanômetros, com duas instalações de manufatura de chips, uma no estado do Arizona e outra no Oregon, vai inaugurar duas outras fábricas neste ano ? mais uma no Oregon e outra na Irlanda.

?Ao se tornar a primeira empresa a fabricar em larga escala utilizando a tecnologia de 65 nanômetros e também a primeira a trabalhar com chips de 45 nanômetros, a Intel se posicionada como a líder da tecnologia e manufatura de chips?, afirmou Bill Holt, vice-presidente e gerente geral do grupo de tecnologia e manufatura da empresa. ?A Intel possui uma longa trajetória na transformação dos saltos tecnológicos. Nossa tecnologia de 45 nanômetros será o alicerce para a disponibilidade de PCs com a relação desempenho por watt aperfeiçoada?.

Segundo a Intel, a tecnologia de fabricação de 45 nanômetros permitirá que os chips consumam cinco vezes menos energia dos que os fabricados atualmente. Além disso, a empresa afirma que a tecnologia garantirá uma melhora significativa na vida útil das baterias e ampliará as oportunidades de criar plataformas menores e mais potentes. Os chips SRAM de 45 nanômetros têm mais de um bilhão de transistores. Apesar de os produtos não serem fabricados pela Intel, os SRAM representam desempenho tecnológico, rentabilidade do processo e segurança do chip, posicionando-se à frente de qualquer outro chip usando a tecnologia de fabricação de 45 nanômetros.

Além da capacidade de fabricação de sua unidade D1D, no Oregon, onde ocorreram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento do processo de 45 nanômetros, a Intel anunciou a construção de duas novas fábricas responsáveis pela tecnologia de fabricação de 45 nanômetros: a Fab 32 no Arizona e a Fab 28, em Israel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.