Os resultados financeiros da Siemens no primeiro trimestre fiscal de 2006, encerrado em 31 de dezembro de 2005, apontam uma queda de quase 19% no seu lucro líquido em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior. Com o total de ? 813 milhões, o recuo, segundo relatório do balanço, teve como causa principal os custos com a reestruturação levada a cabo pela empresa, como as demissões em sua unidade de serviços de TI, a Siemens Business Services (SBS), e na divisão Information and Communications, em que foram gastos ? 351 milhões.
As vendas no primeiro trimestre totalizaram ? 20,72 bilhões, um aumento de 22% em comparação com os ? 17,03 bilhões registrados no ano anterior. Embora a divisão de comunicações tenha atingido ? 323 milhões de lucro, impulsionada pela venda da participação da Siemens na Juniper Networks, as despesas com as demissões acabaram pulverizando o ganho de ? 356 milhões com a transação. Pior, sem o ganho relativo à Juniper, a divisão teria registrado prejuízo. No primeiro trimestre do ano anterior, a divisão havia registrado receitas recordes de ? 208 milhões com a venda da Juniper.
Já a SBS apresentou um modesto crescimento das vendas, além dos prejuízos da divisão terem crescido de ? 25 milhões para ? 229 milhões de um ano para o outro. Mas, por outro lado, as vendas da SBS aumentaram de ? 1,26 bilhão no primeiro trimestre do ano passado para ? 1,41 bilhão neste ano.
O balanço mostra, porém, que fora essas duas áreas e a de energia, Power Generation, que conviveu com questões adversas de arbitragem, todas demais divisões aumentaram o lucro no período, ano sobre ano. A despeito desse problema, a Power Generation se manteve entre as divisões mais lucrativas da Siemens, junto com a de automação e movimentações (Automation & Drives), soluções médicas (Med), Siemens VDO Automotive (SV) e Osram.
Para o CEO da Siemens, Klaus Kleinfeld, apesar do lucro líquido da empresa ter sido afetado pela reestruturação e demissões na unidade de negócio SBS e na divisão Information and Communications, o primeiro trimestre fiscal ?demonstra em que o portfólio de negócios teve um forte crescimento, com a combinação de soluções inovadoras, a presença forte em mercados em crescimento e aquisições".