Seguindo a estratégia de continuar expandindo o seu portfólio de propriedade intelectual, a Intel, maior fabricante mundial de chips, informou em comunicado nesta quinta-feira, 26, que adquiriu por US$ 120 milhões um conjunto de 190 patentes, 170 pedidos de patentes e a nova geração do software de codificação de vídeos da RealNetworks, companhia americana de mídia digital. Pelos termos do acordo, a RealNetworks ainda terá direito de oferecer serviços protegidos pelas patentes vendidas à Intel.
As patentes são relacionadas a software de codificação de vídeo (codec) e de compartilhamento de vídeos na internet (streaming). O vice-presidente sênior e gerente geral de software e serviços da Intel, Renee James, justificou a compra das patentes tomando como base a crescente demanda por maior capacidade de gráfico e mídia, especialmente em ultrabooks e smartphones.
Segundo o presidente e CEO da RealNetworks, Thomas Nielsen, "a venda para a Intel destrava alguns dos mais substanciais valores dos ativos da empresa". O capital, segundo ele, será utilizado para desenvolver novos negócios e mercados, bem como "proteger os negócios já existentes".