A tecnologia de iBeacon – pequenos transmissores que aprimoram a funcionalidade de localização dos smartphones – permite ações como apresentar uma oferta quando o cliente entrar na loja, guiar o cliente pelos corredores acompanhando sua lista de compras, além de sua saída da loja, mesmo sem comprar.
Essas e muitas outras ações que vão surgir, aprimoram a experiência de consumo, com potencial de aumentar vendas e melhorar o relacionamento com os clientes. No aspecto operacional, o lojista ainda ganha outras informações valiosas, como mapa de calor da loja, mapa de rotas e fluxo de entrada e saída.
Além da eficácia dessas ações pontuais, a grande oportunidade estratégica é trazer, para dentro das lojas físicas, as experiências positivas que o consumidor já vive e está acostumado no mundo digital.
Afinal, hoje já esperamos por um tratamento personalizado ao entrar em um website, que considera nossas preferências e históricos de compras, simplesmente levando em conta nosso comportamento para adaptar o conteúdo apresentado.
O próprio conteúdo não fica limitado. As informações da embalagem e manual não bastam. Vídeos e aplicativos interativos ajudam a tomar a melhor decisão, influenciada também por avaliações e opiniões de outros consumidores.
Acima de tudo, a experiência digital é contextualizada. É possível fazer uma busca, que influencia não só a página de resultados, mas todas as próximas interações. Basicamente, os websites se adaptam ao momento que o cliente está.
Todas essas características também são positivas e bem-vindas em uma loja física. A microlocalização realizada pelo iBeacon é o último elo para que estejam disponíveis. Dessa forma, o melhor do mundo digital será somado às vantagens de se levar o produto na hora.
Jorge Roberto Diniz Martins, executivo da Unear.