A Sensedia, empresa especializada em API (Application Programming Interface) e SOA, termina 2014 com um crescimento de mais de 60% em receita e 26 novos clientes, o que contribuiu para ampliar, também, seu time de colaboradores, que cresceu 65% neste ano em áreas como consulting services, desenvolvimento, vendas e marketing. A companhia expandiu ainda sua estrutura física e ampliou o escritório da sede da empresa, localizado no Polis de Tecnologia, em Campinas (SP).
De acordo com Kleber Bacili, CEO da Sensedia, as perspectivas também são positivas para 2015: "nosso objetivo é manter o ritmo, com a meta geral de 58% de crescimento e triplicar a oferta de APIs. Segundo ele, a expectativa é que em 2015 haja um desenvolvimento denso e acelerado do mercado de APIs no País. "A economia das APIs é uma tendência madura fora do Brasil. O sucesso de cases locais demonstra o potencial dessa estratégia e é natural que a exposição de APIs por empresas brasileiras cresça em uma escala bem maior no próximo ano", destaca.
Entre os novos clientes estão empresas da área de telecomunicações, varejo, tecnologia e internet como GVT, Catho, Webb e Tecban. Também possuem projetos com a empresa outras companhias de peso no setor financeiro, de transportes e e-commerce, entre elas Bradesco Seguros, Cielo, Sem Parar e CNova.
Com relação aos futuros clientes, a Sensedia concentra a estratégia de vendas em quatro verticais: bancos (open banking), varejo, seguros e provedores Software as a Service (SaaS). E em seu radar, estão ainda PMEs de alta tecnologia: "esse nicho de mercado tem amplo potencial de retorno na exposição de APIs e nosso time de vendas está preparado para atender esse segmento de modo cada vez mais especializado", afirma Bacili.
Investimentos
A Sensedia deu mais um passo rumo à internacionalização em 2014, tornando-se integrante do OpenGroup – grupo de empresas de tecnologia que lidera o desenvolvimento de padrões abertos para infraestrutura de TI – e a primeira empresa brasileira a contribuir com os padrões do Open Platform 3.0.
Fomento à comunidade de desenvolvedores, vendas externas, inside sales e investimento em marketing são outras frentes em que a empresa investe para crescer. Além disso, ampliou o uso da Amazon e do Google para prover a solução de API Management em infraestrutura cloud.