Sanofi, Capgemini, Generali e Orange anunciaram planos para criar uma joint venture na França para acelerar o desenvolvimento e o lançamento de soluções de saúde para o benefício dos pacientes. O projecto, "numa escala única na Europa", de acordo com o comunicado da Orange, vai reunir conhecimentos científicos e tecnológicos franceses e europeus.
Uma plataforma virtual e base física ficarão localizadas em Paris, vinculadas ao Campus PariSanté – iniciativa anunciada pelo presidente da França – e tem como objetivo posicionar a França como líder em saúde digital.
Incluirá um laboratório criativo, um Fab Lab, um Data Lab e um Living Lab em que pacientes e profissionais de saúde podem desenvolver, testar, ajustar e avaliar soluções. Um laboratório adicional será dedicado a questões éticas e econômicas. Será sinergia com o Campus PariSanté, que visa estruturar e federar um setor digital de saúde internacional, aberto a parcerias nacionais e internacionais.
Os sócios fundadores preveem um investimento inicial de € 24 milhões na nova entidade, que deverá estar operacional a partir de junho de 2021 no caso da plataforma.